A desactivação dos gráficos integrados reduz drasticamente o desempenho do meu sistema?
Baseado na sua pergunta, posso pensar em dois cenários possíveis.
Laptop: Você tem uma placa gráfica integrada discreta que tem o recurso de comutação automática
Neste caso, desativar a placa gráfica integrada não vai diminuir o desempenho, mas, na verdade, melhorá-la marginalmente. Este benefício marginal ganho'não será suficiente para contabilizar o consumo de energia extra que ocorrerá a todo momento, já que a placa gráfica discreta consome muito mais energia em comparação com a integrada.
I'já mencionei que é para laptop, já que os desktops não'normalmente vêm com esta função de comutação automática e uma vez instalada uma placa gráfica discreta, a própria BIOS desativa a placa integrada.
Desktop ou Laptop: Tudo o que você tem é uma Placa Gráfica Integrada
Então você também não tem uma placa gráfica discreta, mas você quer desativar a placa gráfica integrada.
Neste caso, já que não há hardware disponível agora para processamento gráfico, o sistema irá mudar para renderização de software, que agora irá colocar toda a carga na CPU. Note que as CPUs não estão otimizadas para o processamento gráfico. E se a CPU não for poderosa o suficiente para lidar com a carga extra, ela'vai atolar todo o desempenho do sistema's. Se a CPU estiver, ela'não vai diminuir a velocidade do sistema, mas o desempenho gráfico do seu sistema'vai ficar instável.