O que acontecerá com empresas como Verizon e Comcast quando o Starlink do SpaceX estiver online?
Baseado em projeções públicas de 100 Mbps abaixo e 40 Mbps acima (com possíveis velocidades de futilidade de 1 Gbps abaixo), latência de 25-50 ms e $80/mês, a Comcast e a Verizon não têm muito com que se preocupar. Pode haver uma ligeira pressão descendente nos preços, mas para a maioria das pessoas não faria sentido mudar de Cabo ou Fibra para StarLink. Os trocadores serão ou Elon Musk Superfans e/ou aqueles que estão realmente chateados com seus ISPs por uma razão ou outra.
O risco não é para ISPs baseados em Fibra e TV a Cabo como eles. O risco é para todos os outros ISPs residenciais que usam tecnologias como satélites em órbita geossíncrona (HughesNet, ViaSat), wireless fixo (como Allpoints Broadband) e DSL (embora muitos dos provedores de telecomunicações provavelmente queiram matá-lo.) Eu também suspeito que a internet celular (usada para aplicações não-móveis) rapidamente ficará muito menos popular.
Uma pessoa que compara cegamente a proposta do StarLink com os provedores de internet via satélite existentes está perdendo completamente o ponto. 340 milhas para cima não é 22.236 milhas para cima. Existem desafios técnicos a serem superados, mas se eles conseguirem, o StarLink pode ser extremamente bem sucedido.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre os satélites Iridium e SpaceX? Se o projeto Starlink do SpaceX for bem sucedido, o Iridium será obsoleto?
- Como vão ser utilizados os satélites SpaceX Starlink e quando?
- Os serviços prestados por empresas de cabo como a Comcast e empresas de telecomunicações como a ATT sobrepõem-se significativamente?
- Como o StarLink do SpaceX irá revolucionar a forma como usamos a Internet? A internet a cabo vai se tornar obsoleta?