Porque é que os fabricantes de telefones não vendem telefones com versão em stock do Android?
"Value add."
Comprar um telefone é' já não é como dantes. As escolhas entre aparelhos costumavam ser fáceis de diferenciar: telefones candybar ou telefones deslizantes ou telefones flip. Você sabia o que queria fazer com o telefone e comprou aquele que se encaixava nos recursos e nos fatores de forma que você'está procurando.
Veja as populares seleções de telefones de hoje. A frente de todos eles é 90% de vidro preto. Aí'é muito pouco para diferenciá-los além do tamanho daquele vidro. Talvez algumas cores brilhantes (I'estou olhando para você, HTC 8x e linha Nokia Lumia). "Teclado vs. sem teclado" é uma comparação muito mais fácil, e tem uma caixa/resposta de uso mais significativa para o consumidor médio, do que "Snapdragon de 1.5GHz vs. Snapdragon de 1.2GHz".
Então se você'vai entrar no mercado da construção de aparelhos, como você se destaca? Claro, você pode tentar torná-los mais finos, mais leves, ter uma bateria que dure mais tempo, colocar uma câmera melhor com uma lente de marca, construir uma gama mais ampla de rádios sem fio do que os seus concorrentes. Mas tudo isso come na sua margem e, a um certo ponto, você pode' não fique na corrida com alguém tão claramente superior a você em quanto dinheiro ele ganha de cada aparelho que vende (Court fileing: iPhone is a gross margins powerhouse | ZDNet). O único caminho que resta para se diferenciar é o software.
Para responder à última parte da sua pergunta sobre se faz sentido para um novo participante ficar com o stock Android: Talvez, mas como é que vão vender os vossos telefones? O que'é a funcionalidade comercializável? Porque é que vou escolher o seu telefone Android de stock por cima da miríade de aparelhos Nexus ou de baixo de gama? Irá competir em funcionalidades ou preço?