Quais são os melhores casos de uso da NFC?
Há já vários anos que leio e ouço falar de telemóveis que permitem aos consumidores comprar refrigerantes em máquinas de venda automática através da utilização de SMS na máquina de venda automática.As possibilidades de uma carteira digital móvel, um equivalente norte-americano dos Smartcards europeus e sistemas de pagamento por SMS móvel, a ser utilizado como um serviço de pagamento para smartphones, incluem certamente o hipotético deslocamento futuro da caixa registadora como o método de pagamento de escolha dos consumidores em movimento.
NFC, ou Near Field Communication, talvez tenha tal potencial.
Desde meados de Dezembro, em Portland, Oregon e arredores, o Google tem estado a distribuir centenas de kits NFC a empresas locais como parte de um teste NFC a que estão a chamar "Hotpot".
Os kits de Hotpot do Google incluem decalques especiais de janela com capacidade para NFC. NFC é uma tecnologia de baixo consumo de energia que irradia e recebe informações sem fio de até quatro polegadas de distância. Quando os consumidores com telefones equipados com NFC, como os últimos modelos de telefones celulares do sistema operacional Android, escanearem um decalque de janela equipado com NFC, eles serão apresentados com informações sobre o seu dispositivo móvel, como horário comercial, revisões, e muito mais.
A esperança é que o consumidor cada vez mais móvel se envolva voluntariamente com os comerciantes locais usando esta nova tecnologia, permitindo que os comerciantes interajam com as gerações de consumidores que crescem com mensagens de texto e smartphones móveis em seus bolsos.
2011 está realmente se formando para ser o ano do NFC, com o Google considerando a construção de um serviço de pagamento baseado em NFC nos EUA que poderia fazer a sua estréia ainda este ano. A tecnologia permitiria que os clientes pagassem por itens passando seu smartphone por um pequeno leitor. Um único chip NFC seria capaz de segurar as informações da conta bancária de um consumidor, cartões-presente, cartões de fidelidade e cupons, dizem as duas pessoas, que pediram anonimato porque os planos não são públicos. O esquema NFC do Google inclui um componente de publicidade que permitiria que os comerciantes transportassem um cupom ou outra recompensa para os clientes enquanto eles estão comprando.
Obviamente, os proprietários avançados de smartphones já podem completar as transações móveis fazendo o download de aplicativos de pagamento. O aplicativo iOS para iPhone do Paypal, por exemplo, permite que os usuários do PayPal transmitam fundos para outros titulares de contas do PayPal. Mas a tecnologia NFC pode potencialmente agilizar essas transações. Os usuários de smartphones avançados equipados com tecnologia NFC não precisam lançar um aplicativo; eles simplesmente acenam ou tocam seu smartphone contra um pequeno dispositivo leitor e digitam um número PIN nele para autenticar suas compras.
Em meados de dezembro, o Google, cujo ex-CEO, Eric Schmidt, disse que o NFC "eventualmente substituirá cartões de crédito", em dezembro de 2010 comprou o Zetawire, uma inicialização canadense com várias patentes NFC em seu nome, incluindo um novo método para os comensais se dividirem e pagarem uma conta de restaurante usando seus smartphones. Se o Google decidir lançar uma rede de pagamentos NFC, eles terão a vantagem embutida de sua base de usuários instalada muito grande e em rápida expansão dos proprietários de smartphones Android. Todos os dias, cerca de 300.000 pessoas ativam os telefones Android, e eles responderam por mais de 25% dos novos smartphones enviados no terceiro trimestre de 2010, de acordo com o Wall Street Journal.
A última versão do sistema operacional de smartphones do Google, Android, capaz de ler tags NFC é chamada de Gingerbread. Ainda este ano, atualizações de software para o Android permitirão que os smartphones Android transmitam informações usando NFC também. Em dezembro de 2010, o Google apresentou seu smartphone Nexus S, baseado no Android Gingerbread e carregando um chip NFC a bordo. Em janeiro de 2011, a Starbucks anunciou que os clientes poderão começar a usar um aplicativo de código de barras em seus smartphones para comprar café em cerca de 6.800 de suas lojas.
Existem, no entanto, obstáculos para a adoção generalizada por parte dos consumidores. Para que uma rede de pagamentos baseada em NFC funcione realmente, o Google precisa convencer não apenas os proprietários de smartphones Android, mas também os comerciantes locais que precisam instalar leitores NFC para processar pagamentos móveis. O Hotpot, que o Google tem promovido fortemente, introduz os comerciantes à tecnologia NFC. NFC já está em uso pesado em partes da Ásia e Europa.