Um smartphone pode durar 10 anos?
Depende do que você quer dizer com "último".Do ponto de vista do hardware absolutamente sim, sem dúvida. Obviamente se usado bem e sem maus tratos, se você não'não tem algumas das características básicas do homo sapiens, como o polegar oponível, e você continua batendo no chão ele obviamente ganhou'não dura nem mesmo um ano. XD
Ainda, sem problemas de hardware, no máximo você'terá que mudar a bateria, mas isso's all.
O problema é o lado do software.
Eu ainda mantenho o meu HTC Desire HD, o primeiro smartphone real que comprei exactamente em 2010.
Às vezes ligo-o e utilizo-o um pouco, para me lembrar como era: telemóvel fantástico, ainda funciona bem e também bastante rápido.... o problema é que o Google não't suporta aquele Android rev. e por isso todos os GApps não't funcionam mais.
Muitas outras aplicações de hoje em dia não podem ser instaladas num smartphone tão antigo porque já não são compatíveis.
Então basicamente hoje o meu HTC ainda pode estar em serviço porque o hardware é totalmente funcional, mas eu só o podia usar como telefone, como leitor de mp3/video, podia navegar na internet com a sua aplicação de browser nativa, mas quase todas as aplicações da Play Store de hoje não funcionariam.
Isso é do ponto de vista de um usuário padrão.
Se, por outro lado, você tem conhecimento em informática e sabe como realmente usar os sistemas operacionais Android, você pode estender a vida útil desses telefones instalando firmwares personalizados.
Beside the HTC Também tenho um Samsung S2 e um Samsung S4 nos quais instalei a evolução do CyanogenMod, que é um verdadeiro sistema operativo Android, open source, alternativo, totalmente personalizável, leve, sem todos os bloatwares de fabricantes.
Estes sistemas operativos são normalmente suportados por mais tempo do que o Android instalado pelos fabricantes de smartphones, por isso teoricamente poderia fazer o seu telefone viver durante pelo menos dez anos. Mas it'não é uma solução simples... bem, it'não é necessário um grau do MIT, mas você pode't fazê-lo com duas toques no visor... ;-)
PS: este é o ponto de vista dos telefones Android, eu não'não sei como funciona para versões antigas de telefones IPhones, mas acho que é praticamente a mesma coisa.
Cheers!