Quais são as principais diferenças entre estes formatos de vídeo: mp4, codec H.264, 1080p 60, 48, 30, 24 fps?
MP4 é um formato de arquivo de container para conteúdo de áudio e vídeo que é uma versão simplificada do formato de container QuickTime da Apple. Ele pode conter um fluxo de vídeo, um fluxo de legenda e vários fluxos de áudio. O vídeo pode ser codificado em h.265 (HEVC), h.264 (AVC), h.262 (MPEG-2), ou MPEG-1. O áudio pode ser codificado como AAC, ALS, SLS, MP3 (MPEG-2 camada de áudio III), MP2 (MPEG-1 camada de áudio II), MP1 (MPEG-1 camada de áudio I), CELP, HVXC e alguns menos comuns.
H.264 não é um formato, mas sim um método para comprimir e codificar quadros de vídeo (o codec deriva da codificação/descodificação). O H.264 também é chamado AVC (codec de vídeo avançado). O algoritmo e a codificação de fluxo é descrito no documento padrão MPEG, seção h.264. Os quadros de vídeo codificados precisam ser armazenados em algum tipo de formato de arquivo container, e MP4 é o mais comum, mas pode ser armazenado em QuickTime, FLV, WMV, etc.
1080p refere-se a uma resolução de vídeo - o tamanho do quadro do vídeo. O tamanho do frame é 1920 x 1080 pixels. É comum referir-se a resoluções de vídeo pelo número de linhas verticais na imagem, uma convenção realizada a partir da televisão analógica que tinha um número fixo de linhas de varredura de vídeo. O "p" em 1080p significa "progressivo" e o diferencia do 1080i (entrelaçado). O vídeo entrelaçado alterna entre o desenho das filas ímpares e pares de quadros de vídeo, o método utilizado pela televisão analógica. O vídeo progressivo desenha cada linha do quadro de vídeo. Resolução de vídeo 1080p Não implica formato ou codificação de arquivo, apenas as dimensões do quadro de vídeo. Às vezes 1080p é seguido por um número, como "1080p30", que se refere à taxa de quadros (número de quadros de vídeo exibidos a cada segundo).
60, 48, 30, e 24 são taxas de quadros de vídeo comuns. 30 é o padrão para HDTV, e 60 é simplesmente o dobro disso. 24 é comum para filmes de cinema, e 48 é o dobro disso. As taxas de quadros mais altas requerem processadores mais robustos para decodificar e exibir, e tendem a exigir mais armazenamento para a mesma qualidade de vídeo para um determinado codec. Taxas de quadros mais altas são normalmente usadas para capturar vídeo de ação em movimento muito rápido, minimizando o embaçamento ou outros artefatos - em particular, coisas como capturas de videogames. 24 quadros por segundo é a taxa de quadros usada para filmes e estamos acostumados a ela.