Porque é que as prisões não podem bloquear os sinais dos telemóveis para evitar que os reclusos utilizem telemóveis contrabandeados?
Eles podem. Existem várias formas de o fazer, mas todas elas custam dinheiro para implementar.Seria bastante fácil instalar transmissores de interferência nas prisões. Há duas razões pelas quais isto não pode ser feito: (a) seria ilegal e (b) impediria o uso legítimo pelo pessoal prisional que poderia ser necessário numa emergência.
O método seguinte é uma gaiola de faraday. Esta é uma malha de arame em volta da prisão que evitará a entrada dos sinais. Isto seria impraticável de implementar (as jaulas de faraday têm que ser muito completas para funcionar corretamente) e também impediria a recepção de rádio e TV.
A melhor maneira, para a qual o equipamento existe mas é caro, é instalar estações base de celas nas asas. Estas seriam programadas com números autorizados conhecidos (ou seja, pessoal prisional) e as chamadas de números desconhecidos seriam bloqueadas. Isto tem a vantagem de que números não autorizados poderiam ser registrados e usados para encontrar o preso usando-o.
Felizmente, enquanto a vontade política está lá para tal sistema, e as vantagens são óbvias, Os Poderes Que Devem Ser ainda precisam ser convencidos de que o custo seria justificado, preferindo confiar em buscas nas células, cadeiras BOSS e assim por diante.