Existe uma palavra mais sensível e atenta do que "baixa renda" ou "desprivilegiada"?
"Baixa renda" parece ser bastante sem julgamento, mas algumas pessoas podem se sentir ofendidas se forem consideradas dessa forma. Isto porque para muitos o que se ganha é um sinal de status social. Pode ser embaraçoso para qualquer pessoa admitir que ela/ele está ganhando o salário mínimo, mesmo que ganhe através de trabalho duro e honesto. Por outro lado, o termo "baixa renda" reflete apenas o lado financeiro da situação de alguém. Isto dá-lhe um poder analítico e descritivo limitado.
p>Imagine que você é um conselheiro psicológico e que tem um jovem homem ou mulher sentado à sua frente, e que você diz: "Eu posso entender que você teve oportunidades limitadas na vida devido ao fato de que sua família era de baixa renda...". O jovem pode pensar para si mesmo: "Isto não descreve correctamente o que aconteceu, porque a falta de oportunidades que experimentei estava principalmente relacionada com o isolamento geográfico e a discriminação racial."."Desprivilegiado" engloba mais dimensões da vida de uma pessoa, normalmente incluindo a financeira também. No entanto, de alguma forma, não me soa muito preciso e contém uma avaliação subjacente em relação ao privilégio. Penso que não é preciso falar de direitos humanos como privilégios, de modo que uma pessoa que sofre de pobreza carece de "privilégios" em vez do cumprimento dos seus direitos humanos.
Por outro lado, em comparação com as pessoas com mais riqueza numa sociedade, tanto as pessoas de classe média como as de classe baixa podem ser consideradas, até certo ponto, desprivilegiadas. Isto pode ser injusto para as pessoas verdadeiramente pobres ou socialmente excluídas que são as que têm menos oportunidades na vida - em geral.
A palavra que uso a maior parte do tempo é "origem desfavorecida". Eu vejo como tendo a vantagem de me aplicar à situação passada de uma pessoa (não à própria pessoa) e de incluir diferentes dimensões sociais que não permitiam que essa pessoa tivesse oportunidades adequadas na vida (ou as mesmas oportunidades que a pessoa comum para ter acesso à alimentação, ao abrigo, à educação, ao mercado de trabalho e outros).
Não tenho a certeza se eu próprio estou a fazer a melhor escolha, mas tal como vocês, tento encontrar o termo que é ao mesmo tempo preciso e respeitoso da dignidade humana.
Artigos semelhantes
- Por que a Amazon Prime Video geralmente tem filmes baratos ou filmes de média ou baixa renda em sua plataforma de streaming na Índia?
- Sou muito sensível aos sons quando estou a dormir. Existe uma alternativa melhor que tampões auditivos para eliminar sons externos?
- Como se chama o jogo de palavras, em que uma nova palavra começa com a última letra da palavra anterior?
- Como é que a tela sensível ao toque de um telefone traduz as configurações em componentes físicos, como aumentar o volume ou ligar uma lanterna?