Que qualidades fazem um bom engenheiro de QA?
O que faz um bom Engenheiro de GQ
>ul>>li>Compreensão geral do produto/ul>>p>Para testar eficientemente um produto, o engenheiro de GQ deve conhecê-lo suficientemente bem. Isto parece óbvio, infelizmente, isto é muitas vezes subestimado. Conhecer bem o produto inclui também saber como os usuários finais esperam que ele funcione. Mais uma vez isto pode parecer óbvio, mas lembre-se que a maior parte do teste é o teste da caixa negra. O engenheiro de GQ deve ter uma visão "focada no cliente".
Mas um bom engenheiro de GQ também deve saber como o produto é projetado porque quanto mais você conhece o produto, melhor você'é capaz de testá-lo. No entanto, o engenheiro de GQ só terá que analisar o design depois do seu plano de teste da caixa negra estar completo. De fato, conhecer o projeto pode influenciar amplamente a estratégia de teste. É melhor primeiro escrever o plano de teste com uma visão de alto nível, depois obter mais e mais informações para refinar o teste.
>p>Comunicação é uma habilidade extremamente importante para um engenheiro de GQ. Naturalmente, reuniões (stand-up etc.) e relatórios de status são parte da comunicação, mas mais importante, um engenheiro de GQ deve ser particularmente eficiente nas seguintes tarefas:>ul>li>li>Comunicação direta com as equipes de desenvolvimento e definição do produtoli>Capacidade de comunicação com pessoas técnicas e não técnicasli>Li>Disponibilizar a diplomacia para dizer "não" quando um bug é considerado como não corrigidoli>Li>Disponibilizar a diplomacia para comunicar sobre um bug sem "ofender" o desenvolvedor. Desenvolvedores podem frequentemente se sentir ofendidos quando um bug é submetido. Isto é 100% natural. É por isso que o engenheiro de QA deve ter a habilidade de "criticar sem ofender"##li>li>Não confie no "bug tracking" da base de dados para comunicação! não há nada melhor do que um sistema de acompanhamento de bugs para criar "mal-entendidos" entre as equipes de Desenvolvimento e QA#li>Criatividade#/ul>p>Teste requer muita criatividade. Bugs são frequentemente escondidos e apenas a realização dos testes positivos óbvios terá apenas algumas poucas chances de realmente encontrar bugs. Portanto, o engenheiro de GQ deve usar sua criatividade para descobrir todos os cenários que possam detectar um bug. Em outras palavras, o engenheiro de GQ deve ser capaz de "ver além do óbvio".>ul>>li>Conhecimentos de desenvolvimento>/ul>p>Quality Assurance requer conhecimentos sobre desenvolvimento de software por duas razões básicas:>ul>>li>capacidades de desenvolvimento são requeridas para eventualmente codificar testes automatizados>li> Se você sabe como desenvolver, você tem melhores idéias sobre o que é "perigoso" codificar, então o que testar mais minuciosamente>li> Conduzir para resultados>/ul>p>Um bom engenheiro de GQ nunca esquece que o objetivo final não é apenas encontrar bugs, mas também tê-los corrigidos. Uma vez que um bug tenha sido encontrado e "reconhecido" pela equipe de desenvolvimento, o engenheiro de QA pode ser obrigado a "convencer" as pessoas a corrigi-lo.
Adicionalmente, obter uma boa estrutura de automação com ferramentas inteligentes não traz nada se ele não encontrar nenhum bug no final.
<
- >li>Se a automação vai ajudar a encontrar mais bugs e quando>li>Priorize suas tarefas de teste com o único critério importante Quantos bugs isso provavelmente vai encontrar? Quão maiores serão os bugs encontrados (detectar milhares de bugs cosméticos é irrelevante/útil - e muitas vezes fácil - até que todos os bugs maiores/mostruários tenham sido encontrados)?