Casa > Q > Qual É A Diferença Entre Engenheiro Incorporado E Engenheiro De Firmware?

Qual é a diferença entre engenheiro incorporado e engenheiro de firmware?

Q: Qual é a diferença entre engenheiro incorporado vs engenheiro de firmware?

Em suma, um engenheiro de firmware está trabalhando na programação de firmware, ou seja, fazendo o programa que faz um sistema incorporado funcionar.

Um engenheiro incorporado, por outro lado, pode funcionar em qualquer parte de um sistema incorporado, isto pode significar tanto mecânica, hardware e firmware, etc.

Mas suspeito que você possa querer perguntar sobre a diferença entre um engenheiro de software embarcado e um engenheiro de firmware, pois esta é uma área muito mais cinzenta.

Não havia diferença entre os dois, pois nos velhos tempos os sistemas embarcados usavam circuitos como EPROM (Electrical Programmable Read Only Memory) chips para armazenar seu único programa. O programa era compilado e/ou montado para caber exatamente naquela posição específica da memória. Programar a EPROM exigiria que o chip fosse movido para um queimador EPROM especial, e apagá-lo antes de programá-lo exigiria que o chip fosse movido para um apagador UV. Uma vez que o programa estava dentro da EPROM foi muito firmemente fixado lá, assim o termo firmware. Este tipo de programas ainda existe, mas EPROMs externas há muito tempo foram substituídos primeiro pela EEPROMS (que eram apagáveis eletricamente) e agora mais comumente por interna e às vezes externa FLASH chips / circuitos, o que torna muito fácil de fornecer atualização para os programas.

Hoje engenheiros de firmware normalmente lidar com o firmware tradicional, o que significa incorporado em sistemas muito pequenos, tais como um monitor, um mouse ou uma máquina de lavar.

Mas um novo tipo de um dispositivo entrou em cena. Maior do que os sistemas embutidos tradicionais, mas menor do que um computador pessoal. Estes têm sistemas operativos maiores como Linux, QNX, etc., e utilizam sistemas de ficheiros no seu flash para carregar programas na memória para execução. Adicionar novas funcionalidades é um passeio no parque. Lidar com este tipo de sistemas, mas também, às vezes, com o estilo antigo de firmware, é o que os engenheiros de software embarcados fazem. Exemplos de produtos em que eles trabalham são roteadores, smart tv, às vezes até mesmo smart phones e tablets.

De Mokas

O LG Wing é um smartphone útil? :: Como é criado um firmware?