Quais são os possíveis resultados da resolução de conflitos?
No sentido mais amplo, há três resultados possíveis: ganho-ganho, ganho-perda, perda-perda. Para torná-lo um pouco menos vago, deixe-me explicar.Você pode pensar que cada lado tem "interesses" e "posições", uma posição é o objetivo declarado enquanto um interesse é a verdadeira intenção. Vamos dizer que dois países estão fechados em uma disputa sobre o acesso a um determinado pedaço de terra. Ambos os países podem reivindicar a terra em grandes termos emocionais, como reivindicações históricas à terra, solidariedade de grupos culturais/étnicos e assim por diante - esta é a posição deles. Por outro lado, os grupos podem ter menos preocupações reais discutidas, imaginemos que para um país é o acesso a uma via navegável numa nação que, de outra forma, não teria acesso à terra, enquanto no outro país poderia ser uma questão que envolve alguma necessidade profunda; vamos fingir que esta é uma nação que ganhou recentemente a independência e não está disposta a aceitar perder parte da sua soberania.
Uma situação de ganho mútuo pode parecer algo como um acordo de zona de comércio em que uma nação tem acesso económico à via navegável enquanto o território é propriedade do outro estado. Num acordo como este, ambas as nações cumpriram os seus interesses reais através de uma solução criativa que lhes permitiu evitar um conflito violento.
Uma situação clássica de ganhar-perder pode funcionar relativamente bem para uma nação, à custa da outra. Esta situação pode parecer muito parecida com o incidente da Crimeia. Uma nação consegue o que quer pela força e esperemos que o ultraje internacional não seja muito duro.
Uma situação de perda-perda é o que podemos potencialmente ver se as duas nações são potências nucleares. Imagine se a Ucrânia e a Rússia estivessem envolvidas em uma guerra nuclear. Talvez alguém tivesse emergido o "vencedor", mas com Kiev, Odessa, Moscou e São Petersburgo reduzidos a cinzas nenhum dos lados realmente venceu. Isto volta à ideia de destruição mutuamente assegurada e foi felizmente um grande dissuasor durante a Guerra Fria.
Então em termos demasiado simplistas os resultados de um conflito são: cada vitória, todos perdem, ou alguém ganha enquanto o outro perde. O maior fator para determinar qual resultado ocorre é a capacidade dos lados opostos de ter negociações claras e de ter confiança suficiente para discutir as verdadeiras questões, em vez de ficar atrás da retórica. Se cada lado puder discutir claramente os seus interesses e como a outra parte pode beneficiar, então há a possibilidade de um grande resultado para todos. Afinal, você preferiria alugar a sua entrada para um vizinho e ganhar algumas centenas de dólares extras por mês ou entrar em um tiroteio com ele?
Assumindo mentes racionais e conversas francas, dois estados podem chegar a termos aceitáveis numa base puramente egoísta (menos risco mais um benefício para si mesmos). Afinal, a guerra é apenas "Uma continuação da política por outros meios".
Artigos semelhantes
- O olho humano vê uma resolução de 2K melhor do que a resolução FHD?
- Que resolução de uma TV Box Android devo escolher entre 720p ou 1080p para uma TV com uma resolução de 1366x768?
- Quais são as possíveis razões pelas quais um cartão SD pode não funcionar?
- Quais são alguns nomes possíveis para o próximo sistema operacional do Google, 'Android P'?