O olho humano vê uma resolução de 2K melhor do que a resolução FHD?
Primeiro, por "resolução 2K" assumo que se refere a uma resolução de imagem de "DCI 2K", que é 2048 x 1080. Esta é a mesma contagem vertical de pixels do Full HD, mas cerca de 7% mais pixels na horizontal. Isso é correto? (O termo 2K é mais geral; pode se referir a qualquer imagem que tenha cerca de 2000 ou 2048 pixels de largura, com uma altura arbitrária).
Nesse caso, depende de quão perto você está dos dois dispositivos que estão exibindo a imagem. Se a sua distância de visualização for o mesmo múltiplo da altura da imagem para ambos os displays, então a resolução angular de ambas as imagens é exatamente a mesma, mas o display de 2K é ligeiramente mais largo. Se a sua distância de visualização for o mesmo múltiplo da largura da imagem para ambos os monitores, então o monitor 2K tem uma resolução ligeiramente superior (mais pixels no mesmo ângulo) mas é ligeiramente menos alta.
A verdadeira razão para a diferença entre (DCI) 2K e FHD é a largura extra da imagem. Quando o padrão de televisão dos EUA estava mudando da definição padrão de 480 linhas para HD, as pessoas queriam tornar os monitores mais largos para serem mais parecidos com filme. Mas a tecnologia de visualização da época era CRT, e os fabricantes de CRT disseram que praticamente não conseguiam fazer a garrafa de vidro para CRTs com uma relação de aspecto superior a 16:9. (Um padrão japonês anterior para HDTV usava uma relação de aspecto de 5:3 ou 15:9). Assim, o novo padrão de TV tornou-se 16:9 ou 1,78 AR, e todos os novos ecrãs e câmaras para HDTV tinham essa relação de apresentação. Isso continua sendo verdade, embora não existam mais CRTs sendo construídas para TV; agora tudo é painéis planos de algum tipo que poderiam ser fabricados em qualquer relação de aspecto.
Cinema convertido para digital muito mais tarde. Os filmes não usam uma relação de aspecto 4:3 há muitas décadas, e até mesmo 1,66 já não era mais comum. Os rácios de aspecto de exibição de filmes mais comuns eram 1,85 widescreen (filmado com lentes esféricas, chamado "flat") e 2,39 para CinemaScope com lentes anamórficas (chamado "scope"). Se a DCI (que deveria estabelecer padrões para o cinema digital) tivesse escolhido o padrão HDTV existente para o cinema digital com seu 1,78 AR, então ambos os formatos de lançamento de filmes (que são mais amplos) teriam desperdiçado parte da altura vertical do quadro HD em cada filme. Ao ampliar a imagem para a próxima potência superior de 2 (2048), eles conseguiram uma relação de aspecto de 1,89, que está entre 1,85 e 2,39. Assim, o conteúdo "plano" de 1,85 utiliza a altura total (1080 linhas) do contentor DCI, mas não a largura total. O conteúdo "Scope" 2,39 usa a largura total (2048 pixels), mas não a altura total. E aparentemente o modesto aumento de largura para 2048 poderia ser manipulado por grande parte do equipamento de vídeo existente, portanto, padrões de vídeo como SDI ainda poderiam ser usados para transportar as imagens.
Artigos semelhantes
- Precisamos de um vídeo 4K? Em que momento o aumento da resolução não faz diferença para o olho humano?
- Qual é a diferença entre '1080p FHD (18.7:9)' e '1080p FHD (60fps)'? E qual é o melhor para gravar?
- Como é que a luz azul dos telemóveis e computadores afecta o olho humano?
- Quais são as cores que o olho humano não consegue ver?