Quais são as cores que o olho humano não consegue ver?
O que chamamos de cor, em geral, é uma frequência do espectro electronagnético, especificamente a pequena porção do espectro que geralmente chamamos de luz. No entanto, existe uma região muito maior do espectro tge que não podemos ver com os nossos olhos, especificamente todas as frequências inferiores ao vermelho (infravermelho, microondas, rádio...) bem como todas as frequências superiores ao violeta (ultra violeta, raios x, raios gama).
Embora o acima exposto seja verdade, o conceito de cor é realmente apenas uma interpretação psicológica destas frequências do espectro electromagnético. A freqüência da luz que vemos como 'verde' está em seus aspectos técnicos, não mais azul que a freqüência que vemos como 'vermelho'... é simplesmente um fóton de freqüência diferente que atinge um dos 3 receptores de cor em nossos olhos, cada um deles afinado para responder à luz com as freqüências que chamamos de azul, verde e vermelho. Estes receptores não disparam apenas nessas frequências específicas mas também, em menor grau, em frequências de luz próximas à sua frequência primária. O cérebro pode então usar a informação recebida destes receptores para interpretar a frequência (ou múltiplas frequências de luz que realmente disparam os receptores nos seus olhos. Assim, se o receptor vermelho e o receptor verde disparam ambos em algum grau, o cérebro pode atribuir a cor laranja ou amarela a esta luz porque são as frequências entre o vermelho e o verde (a ordem na frequência ascendente é vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil, violeta). O outro aspecto da luz é que normalmente não é uma única frequência de luz que atinge nossos olhos, mas sim fótons de muitas frequências diferentes que atingem ao mesmo tempo. E, portanto, todos os 3 receptores no olho podem ser acionados simultaneamente por várias freqüências de luz que batem ao mesmo tempo. Quando isso acontece, o cérebro inventa novas cores que representam várias combinações de frequências. O que nós chamamos de branco ou cinza é simplesmente quando todos os 3 receptores acionam simultaneamente em quantidades aproximadamente iguais. Se tanto o verde como o vermelho disparam simultaneamente, o nosso cérebro representa isto como castanho. Na verdade não existe uma frequência de luz no espectro electromagnético que é castanho... é simplesmente uma criação psicológica do cérebro humano.
Então voltando à sua pergunta original, existem cores que os olhos humanos não conseguem ver? Claro que existem e a resposta pode ser dividida em 2 conjuntos de 'cores'
- Todo o espectro electromagnético ao qual o olho humano não é sensível são potencialmente visíveis se os nossos olhos tivessem receptores sensíveis a estas frequências. Estes incluem as frequências de rádio, microondas, infravermelhos, ultravioleta, raios X e raios gama. Se pudéssemos realmente ver essas freqüências, tenho certeza de que teríamos nomes muito mais bonitos para essas cores do que os nomes técnicos listados aqui,> se nossos olhos tivessem mais de 3 receptores de cor, cada um mais finamente sintonizado para uma freqüência de cor específica, do que provavelmente nosso cérebro criaria novas cores para essas freqüências mais finas, assim como várias combinações delas. Existem, de facto, outros olhos de animais com esta capacidade e não está fora do reino da possibilidade de o olho humano poder ser geneticamente modificado no futuro para ter também esta capacidade. O Camarão Louva-a-Deus, por exemplo, tem olhos que contêm 18 tipos diferentes de cones mais afinados com faixas de frequência de luz mais apertadas. Sem dúvida, o cérebro deles reconhece uma gama de "cores" muito maior do que a que o nosso cérebro conhece. No entanto, no momento, não podemos ter idéia de como essas 'cores' são em seu cérebro minúsculo ou como seu mundo pode ser bonito com toda essa capacidade de expansão de cores.