Casa > A > As Estações De Rádio Da Internet Pagam Royalties?

As estações de rádio da Internet pagam royalties?

A resposta é sim - duas vezes.

Existem dois tipos de licenciamento. Há os royalties dos artistas de gravação, e os royalties das editoras. Em geral, uma estação de rádio de difusão terrestre paga apenas os royalties dos artistas de gravação. As estações de rádio da Internet também devem pagar algo chamado royalties de editoras, ou royalties de "duplicação mecânica".

>

Os royalties são coletados pelas organizações de direitos de performance em qualquer país de onde a estação de rádio da Internet transmite, independentemente do país no qual a estação de rádio da Internet possa estar fazendo negócios.

Nos Estados Unidos, estes são geralmente o IMC, ASCAP e SESAC como os três principais. Também são necessários royalties de duplicação mecânica, e pagos a uma empresa chamada SoundExchange. Esta empresa foi ungida através de um ato do Congresso para ser o único nexo para a cobrança de taxas de duplicação mecânica para fins de transmissão pela internet, e cada estação de rádio terrestre que também transmite pela internet também deve pagar estas taxas.

Inicialmente todos os países do mundo têm agências de licenciamento de música, e cada um tem um acordo recíproco com todos os outros, de modo que a transmissão de música em um país não está automaticamente sujeita a taxas de licenciamento separadas em outro. A agência de licenciamento musical cobra essas taxas não da emissora, mas através da agência de direitos digitais para o país de origem do sinal.

Se a música for ouvida no Reino Unido, por exemplo, e se a música for originada no Canadá, a agência de licenciamento canadense SOCAN recebe a conta, e eventualmente essa taxa de licenciamento é paga pela agência de licenciamento do país que hospeda a transmissão para a Phonographic Performance Limited (PPL).

As leis relativas ao licenciamento musical, independentemente do país, são geralmente baseadas em noções de 100 anos de idade de como os consumidores compram, adquirem e reproduzem gravações musicais. Os críticos do sistema são muitos, e de todos os lados. Emissoras, editoras e músicos têm todos opiniões muito diferentes sobre quanto deve custar, quem deve pagar o quê, e porquê. Raramente há um meio termo.

Em particular, o que uma estação de rádio deve ser cobrada depende muitas vezes de metatags embutidos nos cabeçalhos de música digital no momento da transmissão. Esta informação está frequentemente errada ou ausente, sem um repositório central para esta informação. As próprias organizações de direitos de performance até mesmo liberam suas informações com renúncias declarando que nenhuma das informações que fornecem é garantidamente correta, mas ainda assim baseiam toda a sua cobrança nesta informação.

De Mima Heide

Quanto é a WWE pay-per-view? :: Quais são os benefícios da aprendizagem on-line?