Porque é que as pessoas não "apertam o cinto de segurança" sempre que andam de carro?
Eu vou proceder à descodificação porque é que as pessoas não apertam o cinto quando existem muitas razões fortes que defendem o uso do cinto de segurança.
Eu também lhe mostrarei porque é que todas estas razões comummente citadas não passam de mitos!
1. "É desconfortável para mim usar cintos de segurança"
Os cintos de segurança são vistos como desconfortáveis e inconvenientes. Mas, as pessoas habituam-se rapidamente a usar cintos de segurança e uma vez que o uso se torna um hábito, não há desconforto ou inconveniente. O desconforto ou inconveniente imaginário de usar o cinto nas primeiras vezes não se compara de forma alguma com o desconforto e inconveniência graves de ferimentos causados por acidentes com veículos motorizados. Os cintos de segurança mais recentes são feitos para que seja possível um movimento confortável, mas eles ainda assim ficam presos em paradas ou acidentes repentinos.
2. "Posso ficar preso em um carro em chamas ou debaixo d'água após um acidente"
Um dos meus amigos costumava se preocupar com a possibilidade de ficar preso devido ao cinto de segurança em um carro em chamas após um acidente. Tive que dar uma longa explicação para convencê-lo de que usar o cinto de segurança oferece melhores chances de escapar de um evento desse tipo.
Menos de 1 em 200 incidentes relacionados com o trânsito envolvem incêndio ou submersão em água. O maior perigo é com o impacto que precede o incêndio ou a submersão na água. Se um ocupante do carro não estiver usando o cinto de segurança, é muito provável que ele seja derrubado inconsciente ou gravemente ferido. Os cintos de segurança podem ajudá-lo a manter-se consciente, para que possa sair mais rapidamente. Demora menos de um segundo a desapertar o cinto de segurança. As chances de fuga são quatro vezes melhores enquanto estiver usando o cinto de segurança. Não é necessário usar cinto de segurança para viagens curtas e a baixa velocidade"
>>br>Muitos acreditam que os cintos de segurança são desnecessários para uma viagem curta. As pesquisas concluem que dois terços dos acidentes acontecem a menos de 15 km de distância de casa. Foi estimado que 70% de todas as vítimas de acidentes rodoviários sem cinto de segurança estavam a viajar a menos de 50 km/h. Basta pensar numa pessoa ferida devido a uma queda do quarto andar de um edifício. É exactamente o mesmo impacto de uma colisão a 50 km/h. 2]
4. "Os cintos de segurança podem magoar-me num acidente."
Cintos de segurança usados raramente causam ferimentos. Se o fizerem, as lesões são geralmente contusões superficiais e são geralmente menos graves do que seriam sem cinto. Estudos têm demonstrado consistentemente que as lesões na maioria dos acidentes graves teriam sido muito mais graves se os cintos de segurança não tivessem sido usados.
>>br>5. "Não é necessário usar cinto de segurança nas costas"
>alguns acreditam que estar sentado na traseira de um carro é seguro sem cinto de segurança. Quando um acidente acontece, um passageiro sem cinto de segurança no banco de trás será impelido contra o banco da frente com uma força de várias toneladas, esmagando o ocupante do banco da frente [3]
>6. "Sou um condutor habilidoso e por isso posso evitar acidentes"
alguns condutores pensam que podem evitar acidentes porque são altamente habilidosos. Mesmo quando você é altamente habilidoso, não pode estar 100% seguro quando um motorista bêbado se esmaga no seu carro ou uma criança brincalhona atravessando a estrada sem perceber o trânsito.
>br>7. "É melhor ser atirado fora após uma colisão"
>br>Os motoristas pensam que é melhor ser atirado fora após uma colisão. Ser atirado de um veículo tem quatro vezes mais probabilidade de levar a lesões fatais em um acidente, e três quartos das pessoas que são atiradas do carro são mortas. [2] A força de um impacto pode atirar alguém quase 50 metros. Os cintos de segurança também evitam que a cabeça de um ocupante do carro se quebre no pára-brisas, o que pode causar danos na coluna vertebral. A melhor aposta em um acidente é ficar dentro do veículo, seguro pelo cinto de segurança.
>br>8. "Mulheres grávidas não precisam usar cintos de segurança"
br>Doctors recomendam o uso de cintos de segurança por mulheres grávidas. O uso do cinto de segurança protege a mãe e o seu bebé por nascer de ferimentos ou morte em caso de acidente de viação. Isto aplica-se tanto aos assentos dianteiros como aos traseiros.
Para melhor compreensão, leia a minha resposta Murali Krishnan's answer to Should seat belt be worn by pregnant women?
>9. "Os condutores em veículos equipados com airbag não precisam de usar cintos de segurança"
Airbags proporcionam uma protecção suplementar em colisões frontais, protegendo a cabeça e o peito de bater no volante ou no painel de instrumentos, mas os airbags não vão ajudar num impacto lateral ou traseiro ou num capotamento. Um airbag por si só reduz o risco de morte em apenas 12%, enquanto que um cinto de segurança reduz o risco de morte em 45-60% [4]
>br> Depois de quebrar os mitos acima, é fácil concluir que o encurvamento é a única coisa mais eficaz que se pode fazer para se proteger num acidente.
>>br>
>br>Fonte:
>p>[1] National Highway Traffic Safety Administration - Seat belt facts[2] Traffic Injury research Foundation - Young and New Driver Research Centre
[3] Unbelted rear passengers 'biggest danger in crash' - Telegraph
[4] Developing policies to prevent injuries and violence: guidelines for poilcy-makers and planners, Organização Mundial de Saúde