Como é que transformamos oxigénio em dióxido de carbono?
Não é realmente "transformado em dióxido de carbono". Quando substâncias (tais como madeira, petróleo, células em organismos vivos, etc.) contendo carbono são sujeitas ao calor dos átomos de oxigénio ligados (O2) necessários para a oxigenação são separados e um átomo de carbono aquecido escorrega entre eles. Voilá, dióxido de carbono. Simples como uma torta!A noção de dióxido de carbono é convertido em oxigênio pelas plantas é KOOKY, para dizer o mínimo, mas não vou entrar nessa insanidade, aqui porque há uma infinidade de razões pelas quais isso não acontece e não pode ocorrer.
Todo o dióxido de carbono vai até a borda da estratosfera onde é "armazenado" até ser atraído por átomos de hidrogênio aquecidos (ver Jianqi Qin, Lara Waldrop. Átomos de hidrogênio não térmicos na termosfera terrestre superior. Nature Communications, 2016; 7: 13655 DOI: 10.1038/ncomms1365).
A noção de que a atmosfera é uma "mistura de gases" é uma treta. É uma estrutura constituída por átomos de azoto emparelhados ("inerte" significa não se mover facilmente) que formam uma grelha (a Grelha de Nitrogénio, © 2015, DL Turner) na qual todos os outros átomos/moléculas atmosféricas se movem para cima, para baixo e horizontalmente e são regulados pelo peso atómico. Os átomos de hidrogénio, aquecidos pelo sol (nuvens) atraem dióxido de carbono frio e formam água - RAIN. Simples como uma torta.