Quão precisos são os dados em bruto do Google maps?
A resposta é que os dados em bruto contêm uma grande variedade de precisão, desde muito precisos até muito imprecisos!
Os dados em bruto vêm de muitas fontes:
>ul>>li>Recordar a posição dos seus veículos Street View à medida que circulam utilizará receptores GPS de alta precisão, que são precisos até dentro de 3 metros.Recordar as faixas dos utilizadores de Android é apenas tão preciso como o GPS desses telefones, tipicamente 5-7m (pior em cidades densamente povoadas), mas a média torna-o ligeiramente melhor.Tracking from aerial imagery, que é comprado a uma variedade de fornecedores ao redor do mundo e geo-retificado ao modelo GPS, será tipicamente dentro de 10 metros, dependendo de quão cuidadosamente as imagens foram retificadas.li>li>Usar dados comprados de uma variedade de fornecedores incluindo empresas de navegação por satélite, agências governamentais e empresas privadas é apenas tão preciso quanto o fornecedor original. Agências de mapeamento nacionais e federais fazem mapas muito precisos agora, mas muitos dos seus dados vêm de antes do GPS ter sido inventado e poderiam ter precisão pior do que 20 metros. Alguns dados comerciais são ainda piores do que isso - há alguns anos, o Google importou muitos pontos de interesse de algum lugar e muitos deles estavam muito errados, até a um quilômetro de distância do local real. Eles limparam-no desde então.E todos estes dados brutos são baseados no sistema de coordenadas utilizado pelo GPS, que se chama WGS84. Contudo, o modelo WGS84 do mundo é um esferóide perfeito, no entanto a Terra não tem uma forma perfeita - é grumosa! Consequentemente, o datum WGS84 "encaixa" no mundo real melhor em algumas partes da superfície da Terra do que noutras, e onde não encaixa bem, os dados do GPS mostram características a centenas de metros de distância de onde realmente estão. Mas os utilizadores de smartphones raramente notam isto, porque também estão a usar o GPS e têm o mesmo erro na sua localização! Um lugar onde eles notam isso é quando olham os marcadores na Inglaterra mostrando o Meridiano de Greenwich (0°), que aparece incorretamente a 102 metros de distância no GPS.
Resumo: os dados brutos do Google Maps variam de bastante precisos (dentro de 3m) a muito imprecisos. O mesmo acontece com os mapas da Apple e do Bing, exactamente pelo mesmo conjunto de razões (excepto para as pistas telefónicas do Android).
Em contraste, os dados dos fornecedores satnav terão um alcance muito mais estreito de precisão, uma vez que na sua maioria provêm de menos fontes (mas não serão mais precisos do que os do Google). O OpenStreetMap (OSM) provavelmente tem o nível de precisão mais consistente, uma vez que a maioria de seus dados brutos vem de receptores GPS portáteis de propriedade de voluntários. Estes receptores tendem a ter uma precisão de cerca de 3-5 metros. Além disso, como os voluntários do OSM tendem a ser locais, há muito menos erros do que no Google Maps, que é feito por pessoas que não são locais para a área. No entanto, como depende dos voluntários, a cobertura do OSM é muito melhor nas áreas com mais voluntários (Europa, EUA, Japão, Austrália). Nessas áreas, a precisão é em média ligeiramente melhor do que no Google Maps, não havendo praticamente nenhum dado "extremamente errado" do tipo que o Google às vezes publica. As limitações do modelo GPS (WGS84) do mundo são as mesmas, claro.
Artigos semelhantes
- Como é que o Global Positioning System ou o aplicativo GPS mostra dados precisos e precisos?
- Google Maps: Como funciona a navegação por GPS sem internet quando guardamos os mapas offline do Google Maps?
- Quão precisos são os dados da frequência cardíaca Fitbit?
- Quão precisos são os dados de http://search.xyologic.com/ relativos a downloads de aplicativos?