O que faz um diretor técnico ou esportivo em um clube de futebol?
"Director de futebol" é um termo que descreve uma figura da direcção de um clube de futebol, mais utilizado na Europa - e tipicamente no Reino Unido.
"A presença de um director de futebol actua como intermediário entre o treinador e a direcção e pode aliviar a pressão sobre um treinador ao lidar com aspectos afastados do treino diário, permitindo que um treinador se concentre no desempenho em campo. O director também pode ajudar a estabilizar o clube - existem muitos exemplos de um director que intervém como gestor de acompanhamento na saída do treinador. O director - frequentemente uma figura do futebol experiente - pode também aconselhar positivamente um treinador menos experiente ou a direcção de um clube menos desenvolvido"
Geralmente embora seja muitas vezes visto dentro e fora do clube de futebol como uma forma alternativa do temido voto de confiança para um treinador com um desempenho inferior ou inexperiente. Outras vezes, esta nomeação é vista como uma ameaça directa à autonomia e autoridade do treinador'a autonomia e autoridade do treinador e muitas vezes marca o literal 'início do final' para o treinador em questão num clube específico.
A função de director técnico é geralmente diferente da de um director de futebol, posição que normalmente envolve a supervisão da contratação de jogadores.
O diretor técnico cuida de toda uma série de coisas que oferecem um elemento de continuidade acima e além do "to-ing and fro-ing" dos treinadores individuais. O papel tende a incluir, e esta não é de forma alguma uma lista completa: responsabilidade e supervisão da academia, do campo de treino, da infra-estrutura, da medicina, da fisioterapia, do condicionamento físico, da aptidão física, da nutrição, da hidratação, do repouso, do bem-estar, e dos padrões culturais e comportamentais dentro do clube.
O director técnico também pode ter uma competência para os programas de treino e filosofia (treinar os treinadores). É um papel tipicamente encontrado dentro de uma associação de futebol de uma nação' assim como em clubes grandes e também ambiciosos de menor dimensão. É um papel que tende a ser concebido para facilitar a estratégia a longo prazo e continuidade independente de um treinador's remete com a equipa.
Aqui está, por exemplo, a especificação de trabalho para a Austrália's Director Técnico: Director Técnico
Director de futebol ou Director de Operações de Futebol,
"O cargo de director de futebol's é por vezes comparado ao de director geral de uma organização desportiva profissional norte-americana, e frequentemente referido como 'director desportivo' ou algum equivalente na Europa continental. Em uma estrutura com um poderoso diretor de futebol, o cargo de gerente pode ser oficialmente chamado de ' treinador principal' ou ' chefe de assuntos da 1ª equipe' a fim de definir mais claramente o mandato do tradicional ' gerente' e ' diretor de futebol'."
Um resumo mais antigo de 2013: Anjo ou diabo? Como o director desportivo se está a enraizar no futebol
O trabalho impossível? Como o futebol inglês pode aprender a amar o diretor de futebol
Ultimamente como consultor de recrutamento e torcedor do Arsenal Jake Surrey lhe dirá, tenho certeza, o sucesso do papel (ou não) se resume à inteligência e intenção por trás da descrição do trabalho. Os títulos em si são em grande parte inúteis sem o apoio das especificações do cargo. A terminologia é muitas vezes mal atribuída ou vista como intercambiável, apesar de ser claramente't.