A África é o próximo mercado emergente?
Para construir um pouco mais sobre a resposta de David McDonald's, é preciso lembrar que "África" é 54 países, cuja combinação é maior do que a de 5 países maiores juntos. É ENORME tanto em tamanho combinado como em diversidade.alguns países africanos vão realmente emergir em grande nas próximas décadas, alguns continuarão a ser um cesto de compras por muito mais tempo. (e nesses dois tipos de países podem estar literalmente ao lado um do outro, ver Somália e Etiópia)
A um nível muito geral, provavelmente a África Oriental é onde a verdadeira oportunidade vai estar nas próximas décadas, Quénia / Etiópia / Tanzânia / Ruanda / Burundi / Zâmbia / Uganda, etc. Eu também diria Zimbabwe, mas tenho que ver como a era pós Mugabe se desenrola para estar mais confiante (pode ficar REALMENTE feio, se eles conseguirem fazer uma transição razoavelmente bem, embora seja um grande ponto de oportunidade também.)
Existem muitas razões gerais para isto, uma delas é claro, a lenta e dolorosa, mas certamente rastejante, da África a construir-se, mas talvez o maior factor de mudança de jogo que tem estado a impulsionar esta mudança na última década, mais ou menos, seja simplesmente colocado....... China.
China está em quase toda a África agora, e é SUPER perceptível e duradouro que é a parte mais surpreendente. não é ajudar os caras que vão voltar uma vez que seu tempo acabou, não é (apenas) projetos que ou são represas que ninguém vê ou coisas na Capital que só as elites corruptas usam, é TUDO.
China constrói HALF os projectos contratados internacionalmente em África, e em algumas partes (nomeadamente, os não francófonos e o Norte de África) é ainda mais proeminente.
A qualidade e os efeitos nem sempre são os mesmos, mas certamente tem havido cada vez mais exemplos de bem uma vez que contrata uma tonelada de habitantes locais com verdadeira formação profissional e transferência de competências.
( documentário de um grande projecto recentemente concluído no Quénia. Sugiro que dê pelo menos uma olhadela de 5 minutos. )
Embora os grandes projetos apoiados pelo governo estejam recebendo muitas manchetes (e críticas geralmente voltadas para isso) Talvez um fenômeno ainda mais importante do qual poucas pessoas (especialmente fora da África) estejam realmente falando é como os chineses INDIVIDUAIS estão se mudando para a África para encontrar oportunidades em massa. a estimativa geral agora é qualquer coisa entre 500k e 2 milhões (!) de chineses vivem na África, começando basicamente do zero fora da talvez África do Sul nos anos 90. eles abrem negócios em quase todas as fachadas imagináveis (ou mesmo além do imaginável.) alguns são certamente aventureiros muito questionáveis (geralmente na mineração e na extração de madeira), mas outros abrem todo tipo de negócio que muitas vezes surpreenderia até mesmo as pessoas mais conhecedoras deste assunto.
Os criadores de frangos zambianos perdem o comércio (yikes Chicken??? ficou tão sério que a Zâmbia expulsou de fato alguns dos criadores de frangos em 2015. )
Na fábrica chinesa na Etiópia onde Ivanka Trump coloca as suas encomendas de sapatos ( esta notícia agarrada, mas o que se perde no embaralhamento é que há agora uma produção significativa na Etiópia e é provável que cresça muito mais em breve. )
Chame o médico chinês! - New African Magazine (não é apenas para ajudar os médicos, é privado uma vez que se dirige, e os locais também aprendem medicina chinesa TRADICIONAL. )
A natureza abrangente da China na África certamente não é tudo bom, mas como o último relatório McKinsey sugere, é quase de certeza esmagadoramente BOM no esquema mais grandioso das coisas.
Devemos notar três fatores principais que realmente jogam na narrativa "A China é provavelmente a melhor coisa a acontecer com a África em um longo tempo".
<- O enorme salto da China para África tornou-se tão óbvio que forçou os jogadores ocidentais a aumentar significativamente o seu jogo, e dar a África pela primeira vez um parceiro diferente que eles podem realmente usar para alavancar contra o Ocidente.
- China é agora o maior destino para os africanos que estudam no estrangeiro!! especialmente os não francófonos uma vez. e ainda mais importante / ironicamente, porque a política da China torna quase impossível para estes africanos trabalharem realmente na China após a sua graduação, eles estão ambos fornecendo a educação e NÃO causando uma fuga de cérebros ao mesmo tempo!! ( e a grande maioria dos estudantes está na engenharia. )
- Uma das maiores mudanças locais em África, especialmente desde 2010, é a expansão incrivelmente rápida das redes móveis que está mudando quase todas as fachadas de todos os países africanos em uma rápida.... adivinhe quem foi responsável pela maior parte do trabalho de instalação da rede móvel?
( Huawei é de longe o maior fornecedor de equipamentos de telecomunicações em África e #5 é ZTE outro gigante chinês. Em parte porque originalmente as empresas que tinham a melhor posição para fazer este trabalho eram as empresas europeias que se despenharam e queimaram na guerra dos smartphones também conhecida como Nokia e Erickson )
( também deve ser notado, o envolvimento da RPC com África começou mesmo antes da sua ascensão, mesmo na era Mao, eles saíram do seu caminho para construir ferrovias na África apenas para apesar do Apartheid África do Sul e da Rodésia. e tinham enviado médicos e conselheiros agrícolas durante quase tanto tempo. )