Posso usar o meu antigo desktop para mineração de bitcoin?
Felizmente, não podes. As GPUs são projetadas especificamente para fazer vários tipos de cálculos, entre eles: processamento gráfico para jogos de vídeo, software de edição de vídeo e foto, etc. Isso significa que sua capacidade de processar certos cálculos é limitada devido à diversidade do seu trabalho.ASIC por outro lado, os mineiros são especificamente projetados para processar os algoritmos de hashing do Bitcoin e outras moedas criptográficas.
ASIC significa "Application Specific Integrated Circuit", que é exatamente o que é. Os circuitos foram projetados especificamente para um uso: Processar os hashes de uma cadeia de blocos específica (Bitcoin, Litecoin, Monero, etc.). Tudo depende da cadeia de blocos que eles foram projetados para suportar.)
Sua GPU média, mesmo agora, pode processar no máximo 120 megahashes por segundo, enquanto seu mineiro ASIC médio pode processar 25.000 megahashes por segundo. (Estes números variam muito, porque GPUs e ASICS diferentes têm todas capacidades diferentes, dependendo das especificações).
Seu custo médio de eletricidade em uma GPU rodando o dia todo é de cerca de $3, se você tiver sorte. É bastante semelhante com um ASIC (mais uma vez estes preços dependem todos do modelo de GPU ou ASIC, e do preço da electricidade na sua área).
Mas vamos pegar esses números e rodar um exemplo na rede Bitcoin atual e sua taxa de hash requerida no momento da escrita (Thurs 28 Nov 2019)...
Com um preço de eletricidade de $3 por dia, você precisaria processar 40.000 gigahashes por segundo para ter lucro - porque a dificuldade Bitcoin atual é de 56 exahashes por segundo. (Um exahash é 1 bilhão de gigahashes por segundo). Seus 40.000 gigahashes seriam agrupados com outros processadores no que é chamado de "pool mineiro" e pela lei de médias você teria uma média de aproximadamente 0,005 btc por semana, isto é, antes da eletricidade.
É aproximadamente 0,02 btc por mês, que é atualmente de $150. Menos os $3 por dia de eletricidade ($90), você faria $60 de lucro por mês, assumindo que o preço permaneça o mesmo.
Então, como você pode ver, qualquer unidade de processamento que processe menos de 40.000 gigahashes por segundo simplesmente não vai cortá-lo.
O ponto é: Não há GPU no mercado capaz de oferecer 40.000 gigahashes por segundo, e portanto, devido à dificuldade da rede Bitcoin, e ao preço da eletricidade, não há como minar Bitcoin com um GPU antigo.