Plutão deveria ser um planeta, outra vez?
Faz mais sentido colocar Plutão na classe de Objectos de Cinto de Kuiper do que na classe dos actuais oito planetas. It'é nada mais do que uma questão de definir categorias, e categorias úteis evoluem à medida que se obtém mais dados. A nova definição de um planeta é um compromisso entre os pontos de vista de diferentes escolas de pensamento.Para simplificar (talvez simplificar demais) a situação, você pode dividir essas escolas em Morfologistas e Dinamicistas. [1] Os Morfologistas considerariam as propriedades intrínsecas de um corpo como o critério mais importante para decidir se ele's é ou não um planeta. Os Dinamicistas considerariam os movimentos do corpo como o critério mais importante. No caso de Plutão's, esses dois pontos de vista colidiram.
Ever desde que os asteróides (também conhecidos como "planetóides" foram agrupados como "vermes do céu", não nos preocupamos com uma definição formal de um planeta. Como dizia uma velha serra, "Se é pequeno e grumoso, é um planetóide". Plutão era grande e redondo - nada como aquelas rochas vermes no Cinturão de Asteróides. No entanto, It's tem uma órbita deformada. Muitos planetóides têm órbitas deformadas, mas são pequenos e grumosos. [2] Assim que começámos a encontrar Objectos de Cinto de Kuiper que são grandes e redondos, e que se movem em órbitas com vento, as brigas começaram.
Até agora para 2006. O critério "grande e redondo" permaneceu -- marcar um para Morfologia. Mas o que conta como uma órbita wonky? O que eles inventaram foi uma espécie de confusão. Pontuação um para a Dinâmica. Ambos os lados podem dividir um ponto de penalização por falta de clareza. Quando você adiciona um dos nomes de categoria mais clunkiados já inventados -- planeta anão -- você&apos -- tem um compromisso garantido para irritar a todos. O público em geral foi além de irritado e passou a ser irritado.
Plutão é't como os oito planetas atuais. Eu acho legal que Plutão é o objeto mais interno e o primeiro a descobrir o Kuiper Belt. Nós o apresentamos assim? Não. Não é um "embaixador do Sistema Solar Externo" ou algo assim tão sublime -- um planeta anão. Não sei quem pensou que era uma boa ideia. Ninguém se importa que o Sol seja um anão, mas c'mon... Plutão? Diga isso em't so!
[1] Eu não't inventei esses títulos, mas eu posso'não me lembro quem o fez.
[2] Bem, exceto pela Ceres -- e talvez pela Vesta. Oh, bem eles'estão na Cinta de Asteróides.