Casa > C > Como É Que Plutão Foi Destruído?

Como é que Plutão foi destruído?

É por causa da Disney Corporation e de um erro fatal cometido pela União Astronómica Internacional (IAU). Desde que o planeta Plutão foi descoberto e nomeado em 1930, a Disney Corporation e Walt Disney, em particular, lutaram contra a IAU por causa da posse do nome Plutão. Plutão, claro, é o nome do cão que pertence ao personagem Mickey Mouse e que tem direitos de autor sobre a Disney.
Na sequência de longas batalhas legais, os tribunais tinham decidido que a IAU tinha o direito de nomear o planeta Plutão. Na sentença proferida em 1982, o juiz sênior do Tribunal de Recursos dos Estados Unidos, Walter R Mansfield, decidiu que como um planeta e um cão são duas coisas diferentes e distintas, considera-se que não há confusão entre os dois e que os nomes podem permanecer.
A Disney Corporation não tendo mais vias de recurso deixa o assunto descansar. No entanto, em 2006, a IAU redefiniu o planeta Plutão como um planeta anão. Percebendo isso, a Disney conseguiu processar a IAU de novo. A mudança de designação para planeta anão significou que a decisão de 1982 já não se aplicava. Os advogados da Disney, conseguiram mostrar que, no cartoon short, Mickey faz Burbank (1929), Plutão era referido como um "cão anão". Desta vez o Tribunal de Recurso descobriu por uma margem de 2 a 1 que Plutão não podia continuar a ser o nome do planeta anão, pois existem motivos suficientes para confusão entre o cão e o corpo astronómico.
Da mesma forma que as casas construídas sem permissão de planeamento são frequentemente bulldozed, a Disney insistiu para que Plutão fosse destruído. Em 15 de janeiro de 2015, a nave espacial New Horizons tirou as fotos finais de Plutão, antes de mergulhar no planeta. A bordo da nave havia duas bombas de hidrogênio de 500 megatoneladas. Estas detonaram, destruindo o planeta anão. O planeta dividiu-se em dois com as duas metades orbitando o sol lado a lado. Ironicamente, a Disney está a processar a IAU para bombardear novamente o planeta, pois os destroços resultantes parecem-se notavelmente com orelhas de rato Mickey Mouse.

De Claudina

Plutão deveria ser um planeta, outra vez? :: Como seria estar em Plutão?