Qual é o melhor smartphone para fotografia abaixo de 200$?
Seria muito fácil dizer "nenhum".
Primeiro, não há um smartphone realmente decente nesta faixa de preço para qualquer coisa - se você comprar um novo. O custo dos componentes de hardware para a actual geração de smartphones é muitas vezes estimado em cerca de $140 - e não conta com mão-de-obra, custos de I&D, envio e marketing.
Por isso, a sua melhor aposta é algum modelo anterior de smartphone flagman, em segunda mão. Mais uma vez, boas marcas como o iPhone ou Samsung, provavelmente terão um preço superior a 200 dólares também neste caso. Então você pode voltar ainda mais algumas gerações atrás e/ou considerar a marca que perde seu valor mais rápido com o tempo (ZTE? Microsoft? Lenovo?)
E eu não aconselharia você a entrar na armadilha de escolher o smartphone apenas pelas especificações. Os smartphones têm limitações físicas que o impedem de tirar as mesmas fotos de qualidade que com uma câmera "normal" - não há espaço neles para um censor de tamanho razoável ou uma boa lente. As coisas são compensadas por software - e cada nova versão do aplicativo do smartphone pode ser melhor sintonizada para o hardware. Há truques como o modo HDR automático para ampliar o alcance dinâmico, costura panorâmica para criar imagens de alta resolução, slo-mo e timelapse para vídeo, etc. Você sabe tudo isso - meu ponto aqui é que sua escolha deve ser compatível com as suas expectativas de software.
Por exemplo, eu tinha dois telefones Android depois do iPhone5, mas não consegui me acostumar com aplicativos de câmera na Sony e Huawei depois da troca. No papel, ambos têm especificações muito melhores do que o meu iPhone antigo, mas não consegui obter a mesma qualidade de imagem. Admito que a Huawei é superior com pouca luz, mas durante o dia, o iPhone proporcionou mais cores naturais fora da caixa. A parte mais irritante com a Sony/Huawei é o intervalo entre premir o obturador e o momento da captura. Torna a captura de objectos em movimento uma grande dor (e mesmo o iPhone mais antigo nunca teve este atraso).
Provavelmente, os utilizadores da Samsung ou da Sony teriam os mesmos problemas durante muito tempo quando mudassem para o iPhone. Se alguém tratasse a minha resposta como um convite para o iOS/Android flamewars (mesmo que definitivamente NÃO seja a minha intenção), eles deixariam os seus comentários irritados com histórias de terror que espelham a minha.
E isto está bem. Não há nada neste mundo que seja melhor para todos. Então, eu recomendaria emprestar smartphones de seus amigos para experimentá-los e descobrir qual aplicativo fotográfico é o que mais lhe convém. O software é tudo em fotografia de smartphone.