Como é que a tecnologia afecta a arte?
Tecnologia mudou a arte de muitas maneiras e em outras não. O termo tecnologia é bastante amplo, mas suponho que esta pergunta esteja procurando uma resposta sobre mídia digital e eletrônica em particular.
Algumas das formas como mudou a arte está na criação de fotografia, vídeo arte e novo gênero, na criação de websites como peças de arte ou mesmo no uso de mídias sociais - como no caso de Ai Weiwei que usa o Instagram como plataforma para enviar spam com imagens de seus projetos com refugiados como uma forma de arte. A partilha e acessibilidade da arte também tem criado mais diálogo, a impressão em 3D tem feito para alguns novos produtos escultóricos e de design interessantes, e muitos artistas plásticos estão usando uma abordagem composta como o trabalho em vídeo de Farideh Lashai atualmente no Prado, que traz à vida as impressões de Goya "Disasters of War".
Videografia é agora um meio bem estabelecido de artes plásticas. Quase todos os museus de arte moderna e contemporânea têm agora pelo menos um projetor e um sofá onde pode ser apreciado, mas o conteúdo e a qualidade variam muito. Para muitas pessoas, a videografia não parece tão acessível como um objecto concreto e é difícil de possuir como o contexto de onde se situa no museu e a configuração é normalmente muito importante.
Existem vários fotógrafos extremamente famosos como JR (veja o seu projecto "Women are Heroes") que utilizam tanto a fotografia como as impressões para o seu trabalho, mas a fotografia amadora também está em ascensão. Pode ser difícil distinguir o que conta como uma boa fotografia apenas pela habilidade do fotógrafo - geralmente ele precisa de algum conteúdo para ser verdadeiramente apreciado.
Embora, com todas essas mudanças, há uma lacuna que está sendo criada entre design gráfico e industrial, ilustração e belas artes. Na arte fina, a simples pintura a óleo, mármore e metal nunca sairá de moda, não importa as tecnologias que venham. Estas eram populares antes do advento da câmera e eu acho que sempre será respeitada a mídia.
A maior mudança que a tecnologia tem oferecido à arte é a acessibilidade. Os criadores agora têm uma grande variedade de mídias para explorar e se expressar, os espectadores podem encontrar pelo menos algo que lhes interessa em todo o amplo espectro de ofertas. Como em qualquer arte, no entanto, a arte digital é mais apreciada quando se oferece um histórico sobre o artista, o movimento e a situação atual. Também é sempre melhor em pessoa. A videografia no Youtube não é tão boa quanto sentar-se no ambiente de uma galeria (a menos que tenha sido criada especificamente para o Youtube).
Os espectadores do Youtube podem agora ter acesso a milhões de obras de arte através do Google e de outras bases de dados, mas mais uma vez é sempre melhor em pessoa. Isto não é de forma alguma uma resposta completa a um tópico complexo, por isso espero que outros tenham mais para oferecer sobre ele!
Artigos semelhantes
- Quão bom eu tenho que estar na arte para ser aceito na escola de arte?
- A arte digital é mesmo arte?
- Qual é a melhor tecnologia em TV DLED ou ELED? A melhor tecnologia em TV DLED ou ELED é a melhor tecnologia em TV DLED ou ELED?
- Quais são os exemplos de tecnologia de transporte? Como a tecnologia de transporte tem evoluído ao longo do tempo?