Casa > Q > Quais São Os Exemplos De Tecnologia De Transporte? Como A Tecnologia De Transporte Tem Evoluído Ao Longo Do Tempo?

Quais são os exemplos de tecnologia de transporte? Como a tecnologia de transporte tem evoluído ao longo do tempo?

A tecnologia de transporte refere-se a ferramentas e máquinas utilizadas para resolver problemas ou melhorar as condições de circulação de pessoas e mercadorias. A seguir, vou riscar a superfície fornecendo alguns exemplos práticos do recente percurso tecnológico da indústria de transportes - tocando também as fronteiras do setor, ou seja, manuseio, monitoramento e armazenagem.main-qimg-13d48bf37b370ce5df955c838ac2b1f4.webp

Primeiro, todos os diferentes meios de transporte com a sua evolução podem ser considerados como tecnologia de transporte: desde antigas caravanas e carruagens puxadas por cavalos a comboios, carros e camiões, desde veleiros a barcos a vapor, a ferries, a modernos navios de cruzeiro e navios porta-contentores, desde zepelins, a aviões, a foguetes que levam os satélites para a órbita, a vaivéns espaciais, desde oleodutos a hiperloops, desde manobras humanas a veículos não tripulados, etc. etc.

Infra-estrutura também é tecnologia de transporte, incluindo estradas, trilhos ferroviários, pontes, túneis, áreas de estacionamento, portos e aeroportos, e assim por diante. Hoje, nós entramos na era da infra-estrutura inteligente. Hoje, a infra-estrutura pode reunir e compartilhar dados, por exemplo, e está criando oportunidades para melhorias, novas ferramentas e novos modelos de negócios.

Equipamento para manusear cargas também é tecnologia: de roldanas a guindastes, de empilhadeiras a elevadores de macacos, etc. Os exoskeletons são um próximo passo possível. Os terminais e armazéns totalmente automatizados já chegaram. A realidade aumentada melhorou significativamente a eficiência nas operações de pick-and-pack.

A movimentação de passageiros também pode ser simplificada. O check-in automatizado nos aeroportos é um exemplo - máquinas de venda automática de bilhetes de comboio, outro.

Também paletes, contentores, dispositivos de carga unitária (ULD), e qualquer tipo de embalagem, feita de cartão, madeira ou plástico, podem ser considerados tecnologia de transporte. O conceito de contêineres revolucionou a movimentação de cargas, ao longo da cadeia de fornecimento e valor - por exemplo, em portos e em diferentes modos de transporte, como marítimo, ferroviário, fluvial e rodoviário. A tecnologia RFID (Radio-Frequency IDentification) pode ajudar, por exemplo, os agentes de movimentação em terra a localizar facilmente bagagem ou carga desaparecida.

Conceitos como centros de distribuição a partir dos quais certas áreas geográficas são servidas e o sistema de hub-and-spoke dos operadores expressos, que tornou economicamente viável a entrega nocturna em todo o país, pode ser contado como tecnologia de transporte. Com o crescimento e a riqueza da população mundial, com escassez de recursos e poluição ambiental, a economia circular surgiu e permitiu reverter conceitos logísticos e reutilizar, refazer e reciclar tecnologias ao longo da cadeia de transporte e fornecimento. E o número crescente de cidades inteligentes aumenta as chances de tornar nossas áreas urbanas mais habitáveis. As cidades de hoje exigem sistemas de gestão de transporte de alto desempenho (TMS).

O novo mundo de dispositivos inteligentes conectados está empurrando as possibilidades de níveis de serviço e otimização de custos novamente para mais longe. A combinação de infra-estruturas e dispositivos inteligentes aproxima-nos mais da visão da cidade e do mundo totalmente conectados. A visibilidade total da cadeia de fornecimento será outro benefício. O mundo de bilhões de sensores permite o monitoramento da localização e do estado dos produtos armazenados e em rota, bem como a ascensão de veículos autônomos, na estrada, em sistemas de túneis e no ar, em rios e oceanos: carros e ônibus autônomos, robôs, bem como táxis voadores, aeronaves de carga de curta e longa distância, pelotões de caminhão, robôs rolantes, ônibus fluviais e navios telecomandados são exemplos para a nova tendência.

A Internet das coisas também trouxe visibilidade através das redes globais de produção e tornou possível o rastreamento central dos fluxos como base para torres de controle e novos modelos colaborativos. Ao mesmo tempo, vários tipos de plataformas de internet impulsionaram vários desenvolvimentos - por exemplo, a otimização da utilização de ativos através de modelos de transporte e compartilhamento de backhaul. A comunicação e colaboração entre as diferentes partes pode ser significativamente melhorada. Os sistemas de reservas em viagens e transporte de carga são exemplos. A integração na cadeia de abastecimento atinge um novo nível. Enquanto isso, a uberização do transporte tem perturbado em vários países a indústria de táxis.

Dados grandes e análise preditiva ajudam a evitar surpresas e interrupções em qualquer tipo de sistema de transporte. A manutenção dos equipamentos e meios de transporte pode ser otimizada através do uso de sistemas preditivos - a manutenção preditiva é comum na indústria da aviação. O tempo de vida útil dos ativos pode ser estendido através da análise de utilização. Isto também pode ser a base para o treinamento do usuário - por exemplo, motoristas de caminhão. Isto pode ajudar também a economia circular, ou seja, os mercados secundários, já que o valor dos ativos pode ser determinado com mais precisão com base nos dados de utilização do que apenas no tempo.

Distributed ledger technology (DLT), a chamada blockchain é a próxima revolução no horizonte. Todos podem fazer negócios com todos - sem bancos ou outras instituições financeiras. Até mesmo as máquinas podem fazer negócios uns com os outros. Vários setores estão testando contratos digitais baseados em DTL, por exemplo, o conhecimento de embarque no transporte marítimo ou a carta de crédito no comércio. Blockchain pode aumentar a confiança em todas as partes envolvidas e ajudar a combater a fraude, a escravidão moderna e a corrupção ao longo da cadeia de fornecimento e valor.

Com todos os avanços tecnológicos, a indústria de transportes precisa de estratégias e medidas cibernéticas de segurança eficazes.

A lista de áreas e exemplos de tecnologia de transporte é interminável - há muito mais a dizer e muito mais virá no futuro. A indústria dos transportes é altamente competitiva e, portanto, sob extrema pressão para otimizar e inovar.

De Drescher Brezina

Quais são as características do OnePlus Nord móvel? :: Quais são as condições necessárias para um simples movimento harmónico?