O que aconteceria se não houvesse vento?
Uma coisa a lembrar sobre os efeitos físicos: eles'são abstrações, coisas que experimentamos como consequência de alguma outra fonte subjacente. A lei que conduz principalmente a isso é a Lei do Gás Ideal Clapeyron-Krönig-Clausius, PV=nRT http://en.wikipedia.org/wiki/Ideal_gas_lawvento é o efeito que experimentamos quando alguma forma de diferencial de pressão faz com que átomos/moléculas de um gás se movam em uma direção de rede concertada, em oposição ao movimento aleatório. It'é difícil pensar em ser constantemente, aleatoriamente "pressionado" pelo ar, mas isto é facilmente demonstrado puxando um vácuo numa câmara que contém um balão cheio de gás ou marshmallow - o objeto se expande porque a diferença de pressão precisa ser equalizada, e um dado número fixo de moléculas ("n", a constante R e T) dentro deve preencher um volume maior ("V") a uma pressão menor ("P").
> Então o principal efeito da ausência de vento seria ou
<
- nenhuma atmosfera
- nenhuma diferença de pressão
>br> O primeiro caso é trivial. Mas e quanto ao segundo caso?
>Como o sol aquece a terra, ele cria correntes de convecção, porque o ar quente é "mais leve" (menos denso - aumento T, necessidade de ter um aumento correspondente em P, V ou uma queda em n) e sobe. À medida que a terra gira, ela faz girar essas correntes, e a propagação aleatória e outros movimentos induzidos (como evaporação e condensação da água) causam todos os efeitos que experimentamos como vento.
É difícil imaginar uma situação em que o vento não seria um fator. Um desses cenários poderia ser construir arcologias gigantes, que segmentaram o ar em blocos menores separados e assim desencorajaram o comportamento concertado de longo alcance de acumular grandes diferenciais como os experimentados em furacões ou outros ciclones de baixa pressão.
O outro caso seria sem calor - o sol está frio, o planeta está congelado. Mas isso provavelmente significaria também ausência de ar, já que condensaria.
Vida sem vento parece bastante sombria.