O que é melhor, uma guitarra ou um piano?
Melhor para quê?
Instrumentos musicais cada um tem um caráter, e voz própria, e eu sempre acho que as pessoas são atraídas a se especializar em um deles porque esse instrumento combina com suas freqüências pessoais e personalidade.
Se isto for completamente subjectivo, esta minha ideia nunca poderia provar empiricamente que é este o caso; e ainda assim penso que muitos de vós concordariam.
Um violino, um violoncelo, uma trompa francesa - o que atrai diferentes indivíduos a querer dominar estes instrumentos?
É claro que cada instrumento atrai de facto diferentes tipos de pessoas.
Um saxofonista, como exemplo, um saxofonista de Jazz, que tipo de pessoa deseja soprar seus sentimentos, expressar emoções com seus pulmões, lábios, boca?
Um flautista, outro instrumento de sopro mas que toca de forma muito diferente de um saxofonista - sopramos através de uma abertura e precisamos de formar um embouchure especial de modo a produzir uma nota forte e clara; também há variações no embouchure da flauta, alguém como Ian Anderson por exemplo é capaz de produzir todo o tipo de efeitos musicais, trills de respiração, sequências de gaguejo e 'falar' através da flauta, muitos flautistas de jazz usam estas técnicas.
Drums, percussão, uma ordem de actividade completamente diferente. Que tipo de pessoa é atraída para produzir batidas físicas, ritmos e manter o tempo, explorar criativamente o ataque de peles batendo esticadas através de recipientes?
Cordas, sopro de madeira, percussão - cada área musical é distintamente separada das outras, e ainda assim todas elas são criticamente complementares!
A sinergia, prática cooperativa, a colaboração criativa entre os instrumentos musicais é uma experiência maravilhosa.
Adoro ver bandas a tocar, mesmo que a música não seja do meu gosto pessoal, ainda posso observar e apreciar como cada instrumento está a contribuir, como os timings e a etiqueta musical funcionam para permitir a um grupo de diferentes indivíduos produzir música que funcione tanto para a banda, como para o público.
Cordas. Penso que as pessoas que se sentem atraídas por tocar instrumentos de cordas partilham uma relação táctil e cinética, usando os dedos para moldar cada nota, e se envolvem fisicamente com o comprimento das cordas, harmónicos, oscilações, tremolo, esta dimensão muito tangível de tocar em cordas.
Para ser capaz de coaxar o sentimento, e a expressão das cordas, este é um assunto misterioso e intrigante.
Como os tocadores de cordas, o Violino, Violoncelo, Baixo, Harpa, Guitarra, e toda a família das cordas podem se entender, nós entendemos a linguagem da corda. Os intervalos críticos, a ressonância harmônica, a sensação das cordas sob nossos dedos.
Piano, que instrumento!
Lotes de cordas; mas sem contato direto com elas. O design surpreendente e muito inteligente do Piano faz dele uma máquina de música.
Keys, preso a elos, elos de madeira, usando pinos e parafusos de metal, martelos de feltro que atingem as cordas tipo harpa, o Piano é composto de diferentes partes, secções que trabalham em conjunto para produzir os tons grandes e dinâmicos de um Piano, o humor 'forte', e os tons 'pianissimo'.
Uma gama enorme, podemos produzir uma gama enorme de sons musicais no nosso Piano, toda a pauta!
Guitarra, é extremamente diferente, pertence a uma ordem diferente de instrumentos. Seis cordas, e uma câmara acústica muito menor, não é tão alto ou tão grande como um Piano, esta é uma distinção muito clara, a guitarra é uma voz muito menor; guitarra eléctrica é outra questão!
Guitarra eléctrica dá ao guitarrista uma gama muito maior de possibilidades, juntamente com tecnologias de reforço de som. Portanto, não estamos limitados pela comparação acústica com o Piano.
Um guitarrista é alguém de temperamento diferente de um pianista, mesmo os pianistas que também tocam Guitarra lhe dirão, eles são pessoas diferentes quando tocam qualquer um dos instrumentos.
Guitarra ocupa uma posição muito diferente da do Piano. Eles podem se complementar, lindamente.
Eu adoro assistir bandas, orquestras, acho que é uma conquista incrível quando as pessoas podem se juntar e decidir produzir música; que passo à frente isso é.
Eu nunca vou poder chamar isso, Guitarra/Piano são ambos instrumentos musicais fabulosos. Eu escolheria Guitarra, porque eu posso levar minha guitarra para onde quer que eu vá, ela é incrivelmente portátil e eu sou capaz de produzir música em qualquer lugar, a qualquer hora.
Eu realmente amo um bom Piano no entanto! Claro que hoje em dia não estamos limitados pelo tamanho do piano, as versões eléctricas dos teclados revolucionaram toda a cena do teclado. Podemos ter um enorme som de piano de cauda do nosso equipamento digital, ou qualquer variação!
Estas questões que nos obrigam a fazer uma comparação estão a falhar o objectivo, nós apreciamos e amamos a voz de cada instrumento por si só, não porque um é considerado contra o outro, mas porque cada um deles nos permite expressar a música de formas distintas, cada voz combinando para produzir um resultado musical que nos arrasta a todos numa viagem mística.
Podemos ouvir instrumentistas específicos porque nos relacionamos mais com um determinado instrumento do que com outro; mas o auge da música é para mim a colaboração cooperativa de bandas, orquestras, conjuntos, isto para mim é a expressão plena da nossa necessidade humana de música, e precisamos de música para alimentar e acalmar a nossa alma, para falar de formas que não podemos gerir de outra forma, a música não tem razão de ser em termos práticos, é de natureza inteiramente espiritual e psicológica, mas precisamos muito dela.