Posso afinar o meu piano sozinho com um afinador de guitarra?
Sim, podes. As outras respostas aqui estão a falar de "afinar um piano" no sentido correcto e completo. O que um técnico faz por si. Esse tipo de afinação é um negócio complexo.No entanto, não é necessariamente isso que as pessoas estão a tentar fazer quando se perguntam casualmente sobre afinar um piano. Você consegue fazer um piano que soa mal, que soa melhor? Provavelmente. Se o esquema geral de afinação ainda estiver mais ou menos intacto, e se houver algumas notas individuais que foram vagando, você pode melhorar isso de forma bastante dramática. O piano inteiro pode ser um pouco plano, mas isso não importa, desde que tudo tenha ficado mais ou menos plano, com alguns lançamentos e algumas cordas de uníssono que tenham concordado em discordar um do outro. A maioria de nós pode tolerar um piano com uma sonoridade um pouco estranha, mas apenas algumas cordas ruins podem torná-lo inatingível, e consertar apenas aqueles problemas mais extremos pode torná-lo de novo num piano com um toque de honkytonk novamente.
Para esse tipo de coisa o afinador de guitarra irá ajudá-lo muito. Você realmente não se importa nesse caso com o tom absoluto que você está afinando, você só se importa como as notas soam em relação umas às outras. Se você consegue tocar acordes na 4ª e 5ª oitava e eles soam bem, exceto que qualquer coisa envolvendo D4 ou F#5 soa maluco, você pode ajustar essas notas para que elas se encaixem com seus vizinhos. Se as notas de cada lado tiverem 4 cêntimos de altura, ajuste as notas más para a mesma quantidade de altura.
Se tiver uma única nota que "clangs" estranhamente quando tocada sozinha, é uma ou mais das cordas de uníssono que estão desligadas dos seus clones. Você isola as cordas, calcula qual delas está mais próxima das notas circundantes, depois usa o afinador para trazer as outras duas cordas para essa mesma nota, aproximando-as com o afinador e depois usando o ouvido para combinar duas cordas de cada vez uma contra a outra.
Isto será muito mais fácil de fazer com qualquer tipo de afinador. Com duas notas muito próximas uma da outra, pode ser bastante difícil dizer se uma é um pouco plana, ou um pouco aguda, e qual delas é a mais próxima da média. Sem um afinador você pode se perder rapidamente nas ervas daninhas porque não consegue encontrar um tom relativo predominante - esta deve subir um pouco? Ou melhor, este deve descer um pouco? Você fica bem com esses dois, e agora eles soam ainda pior em relação a tudo o resto. Agora estás em apuros. Isto acontece mesmo com a total simplicidade da afinação de guitarras, e é por isso que você tem um afinador de guitarras.
Este tipo de afinação 'melhora' pode ser feita muito rapidamente, e pode fazer uma enorme diferença. Um piano que não era tocável pode ser convertido para 'razoável' com talvez apenas meia dúzia de correções em 230 cordas. Não será o mesmo que uma afinação completa adequada, mas tornará as coisas melhores em vez de piores, e em alguns casos onde o esquema geral de afinação é bem preservado, e você não é exigente, é tudo o que é necessário.
Artigos semelhantes
- Posso afinar a minha guitarra sem um afinador electrónico ou preciso dela?
- Pode usar um afinador de guitarra para afinar um conjunto de bateria?
- Devo comprar um novo afinador de guitarra ou devo usar aplicativos de afinação de guitarra?
- Uma aplicação de afinação de guitarra é suficiente para afinar uma guitarra, ou não são precisas?