Posso afinar a minha guitarra sem um afinador electrónico ou preciso dela?
Eu vou responder assim:
Eu afinei minha guitarra sem o auxílio de um afinador eletrônico por décadas antes destes dispositivos serem inventados e depois me tornei acessível. Meu primeiro afinador eletrônico foi comprado no final dos anos 70/ inícios dos anos 80 por um pouco mais de $70 (uma unidade Boss TU de segunda geração que era uma das poucas que conseguia fazer afinação cromática na época). Eu era um músico trabalhador na época e tirei o dinheiro dos meus ganhos com a música. Eu só o usava durante as sessões de gravação. Todas as outras afinações eram feitas pelo "ouvido", como eu tinha feito desde o primeiro aprendizado de afinar um violão em novembro de 1965.
Eu afinei meu violão - e ainda faço ocasionalmente - sem o benefício de uma referência externa por cerca de 50 anos. Eu agora tenho vários afinadores eletrônicos (incluindo aquele primeiro aparelho Boss TU) e às vezes uso um pequeno clipe no afinador (que pode afinar cromaticamente e pelo qual paguei $7, ou 1/10 do custo daquela antiga BossTU) quando toco junto com um grande grupo de outros músicos. Usar o afinador entre todos os "ruídos" sonoros é simplesmente mais rápido e fácil do que colocar meu ouvido dentro do buraco de som durante o jogo.
Então, não, você não tem que ter um afinador eletrônico. Não é de forma alguma necessário; mas agora eles são bastante baratos, podem ser encontrados em qualquer loja de música ou online, e podem ser muito convenientes.
A minha sugestão (como um tocador de longa data e como um cara de conserto de guitarra) é que você obtenha um afinador eletrônico barato para que você possa colocar UMA CORTE na melodia apropriada (na freqüência "correta") e então gastar algum tempo sério aprendendo a colocar o resto das cordas na melodia usando essa corda afinada única como sua referência. (Nota histórica: Eu aprendi a fazer isso "no passado" usando um garfo de afinação barato. Hoje em dia, um garfo de afinação de confiança custa mais do que um afinador electrónico com clip-on barato!)
Isto serve para melhorar o seu "ouvido" musical, e pode também alertá-lo rapidamente para quando precisa de ter o seu instrumento visto ou ajustado para entoação ("entoação" significa essencialmente estar em sintonia consigo próprio em virtude da colocação da sela, porca, e trastes). Uma guitarra que "sai" da entoação é muitas vezes um sinal de outros problemas que ocorrem com a estrutura física do instrumento: curvatura do pescoço, movimento excessivo na parte superior de uma guitarra acústica, movimento do conjunto da ponte ou uma ponte acústica que sai sem colagem, e assim por diante.
Artigos semelhantes
- Posso afinar o meu piano sozinho com um afinador de guitarra?
- Pode usar um afinador de guitarra para afinar um conjunto de bateria?
- Devo comprar um novo afinador de guitarra ou devo usar aplicativos de afinação de guitarra?
- Uma aplicação de afinação de guitarra é suficiente para afinar uma guitarra, ou não são precisas?