O que é composição aberta e fechada de arte?
"Aberto" e "Fechado" como um termo de arte é normalmente aplicado à escultura como eu a entendo. Um exemplo de "fechado" seria escultura egípcia. Facilmente identificada por braços apertados pelo tronco, pernas juntas. Muito pouca "penetração" na forma. A obra é tipicamente "frontal", significando um ponto de vista particular. Ande ao redor de uma escultura de forma fechada e você notará que os vários "lados" não se relacionam, exceto como lado de um bloco.
Open form é melhor ilustrado pela Escultura Grega, que é notada por como os escultores gregos foram capazes de retratar a figura em uma espécie de ação congelada. Enquanto você caminha em torno de uma antiga escultura grega. toda a forma tem uma circularidade fluida para ela.
Ev en esculturas contemporâneas têm estes mesmos atributos gerais. Se houver um "buraco", as superfícies fluem. Henry Moore seria um exemplo do século 20 de "forma aberta", mas com elementos de "forma fechada". Menciono isto porque escultores e artistas tendem a fazer o que fazem, e os termos e categorias não são claros e objetivos.
Na pintura, é meu entendimento que uma composição fechada é aquela que tem uma racionalidade "interna" ou "auto-contida". As "pinturas de cavalete" da Renascença em diante são geralmente bons exemplos dessa estratégia. Se eu mencionasse "Mona Lisa" por exemplo, tudo o que lá está parece pertencer.
Contraste que com o Teto Sistina de Michelangelo que tem uma espécie de fluxo visual externo à narrativa ou à superfície. Isto, pode-se dizer, é um oposto às superfícies contidas das pinturas do cavalete.
Como com as esculturas que mencionei anteriormente, os artistas ao fazerem o seu trabalho artístico não tendem a prestar atenção, exceto ao centro visual da obra. Um professor dotado meu nos disse que uma boa pintura prende nossa atenção e como uma viagem, uma vez que nosso olho está cansado de vaguear, deve ser dado um lugar para descansar. Esse é o centro visual e um pintor normalmente presta atenção a isso.