A máfia mexicana é mais poderosa e organizada do que Bloods/Crips?
A máfia mexicana da Califórnia é muito mais poderosa do que os presídios e as ruas. Mais de 50% da população prisional da Califórnia são chicanos. Estes são mexicanos americanos que nasceram nos Estados Unidos. Muitos não falam espanhol completo, só espanhol. Isto não inclui os paisanos aka paisas ou mexicanos do México ou latinos de outros países latinos. A outra porcentagem da população carcerária do Departamento de Correções da Califórnia são todas as outras raças combinadas. Brancos, negros, asiáticos e todos os outros latinos e raças. A máfia mexicana da Califórnia são chicanos. Eles não são do México. O elevado número de soldados da máfia mexicana, também conhecidos como surenos, quadruplica a quantidade de presépios e sangue. Os presépios e o sangue não são nada nas prisões da Califórnia. Muitos soldados e gangues de sangue também são tributados pela máfia mexicana nas ruas e na prisão.Os cartéis de drogas não são nada na Califórnia. Eles também são taxados pela máfia mexicana da Califórnia e tem havido rixas entre os dois no passado, com a la eme sempre ganhando. Os cartéis de drogas não têm outra escolha a não ser obedecer aos impostos da máfia californiana ou enfrentar a ira da la eme que eles experimentaram no passado.
Os membros e soldados da máfia californiana são das gangues de rua locais da Califórnia. Normalmente quanto maior a quadrilha, maior será o envolvimento que terão com a máfia. Os verdadeiros surenos são do sul da Califórnia. Dos condados de Ventura, Los Angeles, Orange, San Bernardino, Riverside e San Diego. Combinando todos os membros da gangue nas ruas e prisões, estes números são realmente enormes. Agora separe as gangues de chicanos e paisa e você terá os verdadeiros líderes. A máfia mexicana são chicanos. Houve um número muito pequeno de membros de paisa no passado, mas é muito raro ver isso agora. É muito desencorajador com a liderança de hoje em dia na máfia. Muitos dos homens ativos da máfia são de Los Angeles e do Império Interior (condados de San Bernardino e Riverside). Há membros dos condados de Ventura, Orange e San Diego, mas os seus números de membros são muito baixos em comparação com estes últimos.
As gangues de Los Angeles e do Império Interior têm vindo recentemente a tornar os homens da máfia mais altos do que no passado. A gangue West L.A. Venice 13 tem feito muitos homens novos. Os números das gangues do leste de L.A. maravilla carnales aumentaram e a gangue do Inland Empire OVS onterio varrio provavelmente tem a liderança com os membros mais feitos na máfia mexicana. Estes números foram recentemente divulgados ao público, mas, realisticamente, as agências policiais não conseguem identificar números precisos porque ninguém supõe saber sobre os membros feitos - teoricamente. Não os novos, pelo menos. Os encarcerados normalmente são denunciados no devido tempo.
Então, mais uma vez. Crips e gangues de sangue não são nada em comparação com as gangues mafiosas e surenos da Califórnia.