O que aconteceria se eu colocasse óleo 5W-30 no meu motor em vez do recomendado 0W-20?
Ninguém realmente sabe, uma vez que a indústria de óleo e automóveis é tão opaca.
Temos nossas suspeitas, no entanto, de que os óleos mais leves têm mais a ver com economia de combustível do que com o fato de escorregarem em espaços realmente apertados em carros novos.
Ficaremos realmente cínicos quando os carros vendidos aqui chamam por apenas 0W-20, mas os manuais de proprietário em países estrangeiros para o mesmo veículo recomendam 5W-30 (sim, o mesmo motor, apesar dos motores de menor cilindrada, muitas vezes substituindo, ali, os motores maiores enviados para cá).
Há muita política sobre ICE (motores de combustão interna).
Por vezes os consumidores querem petróleo mais barato, e você pode comprar uma versão barata de 5W-20 em formulação convencional, enquanto 0W-20 é feito apenas em sintético completo e, portanto, o preço é mais alto. Infelizmente o 5W-20 em uma mistura convencional ou semi-sintética quebra muito rapidamente e você está em risco, a menos que você siga o cronograma de troca de óleo "Severe" mais curto. Você também pode ter mais depósitos de anéis mesmo com um intervalo de serviço mais curto.
Even na América o API (American Petroleum Institute representando refinarias) e o ILSAC (International Lubricants Standardization and Approval Committee, formado em 1992 pela AAMA (American Automobile Manufacturers Association) estão constantemente lutando sobre o quão "barato" vs. o quão "bom" o óleo deve ser. Você pode adivinhar que a API quer vender lotes e muito óleo, o que significa mais barato, e o ILSAC quer que os motores durem mais tempo e que os intervalos de drenagem sejam mais longos (objetivos conflitantes às vezes) devido à pressão da EPA e do Congresso e dos ambientalistas.
P>Eu acho que com um carro ainda sob garantia de fábrica, a sua melhor aposta é usar exatamente o óleo especificado no tampão de óleo. Se a especificação de viscosidade é tal que é feita em mistura convencional ou semi-sintética barata, ainda assim use sintético completo e não vá além de 5.000 milhas mesmo que 7.500 ou mesmo 10.000 milhas sejam permitidas pelo manual. Ou, alternativamente, siga o rigoroso horário de serviço.
Verificar o nível de óleo em cada outro abastecimento é uma boa idéia (eu nunca vejo ninguém no posto de gasolina fazer mais isso, no entanto), já que o óleo pode queimar, e cheirar o óleo na vareta de contaminação da gasolina também é uma boa idéia (às vezes a queima do óleo é substituída pela contaminação da gasolina e o nível da vareta de contaminação é bom, mas seu óleo é tudo menos isso).
Em suma, a sua garantia está provavelmente mais em risco do que o seu motor, mas o seu motor estará em risco se especificar deliberadamente um óleo totalmente sintético, ou se especificar um óleo que, para todos os efeitos práticos, é feito apenas como um óleo totalmente sintético (que é exactamente o que o seu óleo 0W-20 recomendado de fábrica é). Portanto, se você correr riscos com uma viscosidade mais grossa (Cannonball Run, alguém?), pelo menos certifique-se de que é totalmente sintético.
Artigos semelhantes
- Posso usar óleo de reposição para engrenagens CVT em vez do óleo de engrenagem Honda HMMF para o meu JDM Honda Fit GE6 2010?
- O que aconteceria se eu colocasse o meu iPhone num congelador?
- Quão prejudicial para um motor é adicionar um litro de Lucas Paragem do motor de óleo vazamento a um cárter cheio?
- O óleo não detergente 30 é o mesmo que o óleo SAE 30w?