Eficiência Energética: Desperdiço mais electricidade ao ligar e desligar constantemente o ar condicionado?
Se a casa estiver quente e você ligar o ar condicionado funcionará durante horas para arrefecer, não só o ar da casa, mas também todas as paredes, pisos, tectos e conteúdos.
O ar condicionado é mais eficiente quando a humidade na casa é alta, e perde eficiência à medida que a humidade é baixada. O ar condicionado condensa a humidade que retira o calor do ar. Essa água é expelida. É por isso que você precisa de um ar condicionado significativamente maior em calabouços quentes e secos (ou seja: Arizona) em comparação com calabouços quentes e úmidos (costa da Califórnia). O Arizona A/C resfria o ar pela força bruta.
Após tudo ser resfriado, então o A/C irá circular para fora, então ligado, para a demanda do termostato. Esse ciclo pode ser de apenas 20 ou 30% até 75 - 85% dependendo de quão bem a casa está isolada do calor exterior.
O problema aqui é que é mais o nível de humidade a que você adivinha o seu conforto, não a temperatura real, então um termóstato não é o melhor dispositivo para controlar um A/C. À medida que o dia se vai desgastando, o ar húmido do exterior permeia o interior e é arrefecido. Isto tem o efeito de elevar a humidade interior, mas mantendo a temperatura baixa. Mas o stat vai apenas pela temperatura.
Isso faz a casa se sentir desconfortável, levando você a baixar a temperatura para compensar, até que pareça muito frio.
Então, se você quer o melhor desempenho, você precisa começar a resfriar uma casa quente à noite, e deixá-la no modo automático por alguns dias.
Então desligue-a em uma noite fria, janelas abertas, e ligue-a pela manhã. Isto deve trazer a humidade durante a noite. A casa física e o seu conteúdo ainda manterá a maior parte do seu frio, para que o ar condicionado possa refrescar o resto da casa antes que o dia fique quente, e irá circular mais eficientemente como resultado.
E você deve substituir o stat padrão por um Set-Back Stat. Isto permite que você controle automaticamente as configurações de temperatura, tanto para o ar condicionado quanto para o forno, durante o dia, mais frio/quente durante o dia, mais quente/ mais frio à noite.
Outra coisa que você pode fazer para tornar todo o sistema mais eficiente no verão ou no inverno é fazer o ventilador do forno funcionar continuamente na velocidade mais baixa. Isto constantemente recircula o ar, evitando que a casa se desenvolva em pontos quentes ou frios e também filtra o ar continuamente (e humidifica no inverno) ao invés de apenas quando o forno/A/C está funcionando. Sim, o funcionamento do ventilador custará mais eletricidade, mas reduz o tempo e o número de partidas do forno e do ar condicionado, o que compensa mais do que isso.
Também elimina aquele jato de ar frio quando o forno liga, depois esfria o forno quando ele desliga, extraindo aquele último pedaço de calor ao invés de desperdiçá-lo apenas sentado lá.
O ar condicionado puxa muita energia quando ele liga por cerca de 3-4 segundos porque ele liga o ventilador do forno, o compressor e o ventilador de ar condicionado ao mesmo tempo, então a redução do número de partidas economiza alguns vrs. rodando por um pouco mais de tempo.