Porque é que o ponteiro dos segundos de um relógio/relógio analógico se move em carrapatos discretos em vez de continuamente?
Um relógio tradicional movido por mola ou relógio tem um escape - um dispositivo que cria impulsos discretos de movimento. Estes assumem muitas formas, mas são muitas vezes baseados no balanço de um pêndulo, ou na rotação para trás e para a frente de uma roda de balanço, que serve a mesma função.
O resto do relógio é apenas uma engrenagem - ele pega no movimento do escape e conduz os ponteiros através das engrenagens. O ponteiro dos minutos é engrenado para baixo 60:1 a partir do ponteiro dos segundos, e o ponteiro das horas é engrenado para baixo 60:1 a partir do ponteiro dos minutos. O ponteiro dos segundos também pode ser engrenado a partir do escape, mas normalmente não é - é apenas uma correspondência de 1:1, movido em 6° cada vez que o escape se move. É o balanço para frente e para trás do escape que cria o som 'tick-tock' de um relógio, a propósito.
Relógios, sendo pequeno, muitas vezes usa uma roda de balanço muito mais rápida como um pêndulo, e o escape pode balançar 4 ou 5 vezes por segundo. O ponteiro dos segundos é engrenado de modo que ainda varre 360° por minuto, mas talvez usando 240 ou 300 pulsos do escape. Isto dá um movimento mais suave, mas ainda discernível como saltos discretos.
Uma verdadeira mão de varrimento tem um movimento aparentemente contínuo, mas na verdade será feita a partir de passos discretos - é que eles são tão finos e suavizados pela inércia da mão que você não pode vê-los.
Relógios eletrônicos e relógios usam um oscilador eletrônico como base de tempo em vez de um pêndulo ou roda de balanço, mas o oscilador é dividido para baixo e tipicamente produz um pulso de 1 segundo que é transformado em movimento por um motor elétrico muito simples, que gira um pouco em cada pulso, depois pára. A engrenagem dos ponteiros é a mesma que um relógio mecânico.
Os ponteiros verdadeiros são mais fáceis com uma base de tempo eletrônica porque gerar um trem de pulso rápido e preciso é muito simples. O ponteiro dos segundos é engrenado para baixo conforme necessário. Por exemplo, se for usado um trem de pulso de 100 Hz, haverá 6.000 pulsos por minuto, então o ponteiro dos segundos é engrenado para baixo 6000:1 a partir do motor passo-a-passo de 100 Hz. Isto dá um movimento incrivelmente suave onde os 'passos' são completamente invisíveis, pois o próprio ponteiro amortece os pequenos saltos, 100 por segundo.
Artigos semelhantes
- A que horas, entre as 5 e as 6 horas, o ponteiro mínimo e o ponteiro das horas coincidem?
- Por que os 10 segundos finais de uma luta de boxe ou UFC são anotados em vez disso, os últimos 30 segundos?
- Quais títulos de DTS-X ou Dolby Atmos Blu-Ray fazem melhor uso dos discretos canais overhead?
- Que tipo de relógio prefere, analógico, digital ou smartwatch e porquê?