Qual é a diferença entre o IMEI e o ESN nos telefones?
Obrigações para o A2A: Qual é a diferença entre IMEI e ESN nos telefones?
Bambos os números servem para identificar de forma única um dispositivo de telefone celular. Como um número de série de fato.
IMEI: Foram introduzidos com telefones compatíveis com GSM.
ESN: Foram usados principalmente em telefones CDMA
Este texto a seguir vem da Wikipedia: O número de série eletrônico - Wikipedia
Números de série eletrônicos (ESNs) foram criados pela Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC) para identificar exclusivamente os dispositivos móveis, a partir dos dias da AMPS nos Estados Unidos, a partir do início dos anos 80.
A função administrativa foi assumida pela Associação da Indústria de Telecomunicações em 1997 e ainda é mantida por eles. Atualmente os ESNs são usados principalmente com telefones CDMA (e eram usados anteriormente por telefones AMPS e TDMA), em comparação com os números da International Mobile Equipment Identity (IMEI) usados por todos os telefones GSM
International Mobile Equipment Identity - Wikipedia
The International Mobile Equipment Identity or IMEI /aɪˈmiː/[1] é um número, geralmente único,[2][3] para identificar telefones celulares 3GPP e iDEN, assim como alguns telefones via satélite. Normalmente é encontrado impresso dentro do compartimento da bateria do telefone, mas também pode ser exibido na tela na maioria dos telefones, digitando *#06# no teclado de discagem, ou ao lado de outras informações do sistema no menu de configurações nos sistemas operacionais de smartphones.
O número IMEI é usado por uma rede GSM para identificar dispositivos válidos e, portanto, pode ser usado para impedir o acesso de um telefone roubado a essa rede. Por exemplo, se um telefone celular for roubado, o proprietário pode ligar para o seu provedor de rede e instruí-lo a colocar o telefone na lista negra usando seu número IMEI. Isso torna o telefone inútil nessa rede e, às vezes, em outras redes também, quer o módulo de identidade do assinante (SIM) do telefone&apos seja ou não alterado.
O IMEI é usado apenas para identificar o dispositivo e não tem relação permanente ou semi-permanente com o assinante. Em vez disso, o assinante é identificado pela transmissão de um número de identificação de assinante móvel internacional (IMSI), que é armazenado em um cartão SIM que, em teoria, pode ser transferido para qualquer aparelho de telefone. No entanto, muitos recursos de rede e segurança são ativados pelo conhecimento do dispositivo atual que está sendo usado por um assinante.
Artigos semelhantes
- O que é um ESN, IMEI, SIM, MSN (SN) e PIN?
- É possível escrever o IMEI original para o segundo slot sim se não vier com um segundo IMEI num Oppo R9s?
- O telefone não está se registrando na rede e mostrando o IMEI como nulo. Como posso recuperar o número IMEI do meu enraizado Samsung Galaxy Y?
- Qual é a diferença entre os números ICCID, IMSI e IMEI?