Por que preciso de VPN se as conexões https são seguras?
HTTPS - Hypertext Transfer Protocol Secure é um protocolo de transferência web. É a versão modificada dos protocolos HTTP padrão. O 'S' adicional é para a camada adicional de segurança, que faz uso do SSL - Secure Socket Layer. HTTPS fornece criptografia para você e para o servidor do site que você está acessando. O tráfego do site é criptografado na porta 443 para HTTPS e na porta 80 em HTTP.
Isso significa que em teoria, ter uma conexão HTTPS a um site pode proteger seus dados com facilidade. Entretanto, na realidade, embora as conexões HTTPS sejam seguras, raramente existem sites que fornecem HTTPS para todas as suas páginas da web, e existem muitos sites que ainda seguem HTTP. Ao comprar em sites de comércio eletrônico populares como Amazon, eBay e outros, você pode navegar pelos produtos e fazer compras sem se preocupar com alguém que o espionou ou com tentativas de hackers. No entanto, isso muda para sites de comércio eletrônico locais menores, como uma loja de bicicletas ou fornecedores de bolos. A maioria desses sites locais ainda estaria usando HTTP em todas as suas páginas, exceto na página de checkout. Isto significa que ninguém pode espiar ou invadir os detalhes da sua conta bancária que você usa para fazer a compra. No entanto, o problema está em outras páginas que não estão seguras, para que uma pessoa possa espioná-lo, ver quais itens você está comprando. No entanto, se essa pessoa tentar invadir sua conta quando você estiver navegando em uma página HTTP no site, ela terá acesso a todas as informações que você armazenou ou usou nesse site.
Hence, usando HTTPS pode ser uma melhor maneira de navegar na internet. No entanto, é improvável que todos os sites na internet adotem o protocolo HTTPS, o que ainda o torna uma medida de segurança pouco confiável. Esta é a razão pela qual VPNs podem ser benéficas.
Redes Privadas Virtuais trabalham em redes físicas para fornecer uma conexão segura entre você e o servidor com o qual você está se comunicando. Cada pacote de dados que é enviado para o servidor e de volta para você é fortemente criptografado. Isto torna impossível para qualquer um espiar as suas actividades. Mesmo que você esteja navegando em um site de protocolo HTTP, isso não fará diferença já que VPNs protegem todos os dados independentemente da porta em que você está.
Na maioria das vezes, alguém pode identificar que você está em um serviço VPN se eles tiverem as ferramentas certas. Por exemplo, o seu provedor ou empregador pode ver que você está em uma rede privada virtual, pois eles podem ter as ferramentas necessárias para fazer isso. Entretanto, eles não serão capazes de ver nada além disso.
Os serviços VPN também podem esconder o seu endereço IP. Mesmo que um espião esteja na mesma rede que você, por exemplo, um pub local, ele/ela verá um endereço IP diferente, mas não será capaz de rastreá-lo de volta para você. Isto porque os serviços VPN permitem-lhe ligar-se manualmente a um servidor à sua escolha. Se estiver fisicamente sentado num pub de Nova Iorque, mas seleccionar um servidor de São Francisco, o seu endereço IP irá reflectir a localização do servidor seleccionado. Esta funcionalidade também permite aos serviços VPN contornar as geo-restrições. Por exemplo, se você estiver baseado no Reino Unido e entrar em um servidor baseado na América, você pode ter acesso a todos os programas Netflix que são exclusivos apenas para a América.