Como detectar se uma VPN está a ser utilizada no WiFi da minha casa
Todos os softwares relacionados com a rede utilizam uma ou mais portas para a comunicação propriamente dita. É por isso que você pode ter vários softwares relacionados com a rede ativos ao mesmo tempo.
Windows tem mais de 65.000 portas disponíveis. Linux, Android, iOS e Mac têm uma quantidade similar de portas disponíveis para eles também.
Há uma organização, chamada IANA, que tem uma lista de qual aplicativo é permitido usar qual número de porta. Ao fazer isso, aplicativos em diferentes sistemas operacionais podem se comunicar entre si. Uma coisa muito importante para que a Internet funcione.
Para detectar software VPN no seu WiFi (ou qualquer outro tipo de rede), você precisará de software para ver quais portas foram abertas em cada dispositivo da sua rede. A porta número 1194 (OpenVPN) é muito frequentemente utilizada com tráfego de rede relacionado com VPN. Você não será capaz de ver qual é o conteúdo do tráfego, mas o fato desta porta ser usada, as chances são muito altas você está lidando com VPN.
Se você tiver um firewall/ dispositivo de roteamento separado em sua rede, é muito provável que ele venha com um recurso para rastrear os tipos de tráfego de rede, as portas que são usadas, etc. OPNSense e pfSense são pacotes de software de firewall/roteador muito capazes que funcionam bem em um PC antigo que você tem deitado ou em uma VM. Ambos são de uso livre. Eles têm funcionalidades de rastreamento de tráfego de rede já incorporadas. Mas se essa informação for muito pequena para o seu gosto, podem ser instaladas extensões para adicionar muito mais funcionalidades. A maioria delas também são gratuitas, mas os custos podem ser envolvidos se você selecionar extensões de empresas de software que cobram pelo uso de seu software. Tanto o OPNSense como o pfSense têm uma curva de aprendizagem bastante íngreme se você quiser algo mais como suas configurações padrão.
Existe também software como o WireShark, que pode manter o controle do tráfego de rede em sua rede. Este software vem com uma curva de aprendizagem muito íngreme. Não em como usá-lo per se, mas na interpretação do que está realmente acontecendo dentro da sua rede.
NetworkMiner é uma ferramenta mais amigável, um pouco menos abrangente quando comparada com o WireShark. Ainda pode ser difícil, se você não tem uma pista sobre networking.
O nome deste tipo de software é chamado: Packet Analyzer. Existem muitos mais, mas vêm com uma curva de aprendizado íngreme e/ou etiqueta de preço muito alta e/ou requisitos específicos de hardware. Às vezes até mesmo todos eles.
Você também poderia instalar o Glasswire em cada dispositivo Windows que você possui, mas este é um software comercialmente licenciado. Espere, eles suportam Android hoje em dia também.
Dependente da quantidade de licenças que você precisaria, pode se tornar caro. Se você tiver outros tipos de dispositivos, você ainda não será capaz de verificar estes para software VPN. LittleSnitch seria o equivalente Mac do GlassWire.
Se você quiser ter uma boa visão geral de qual tráfego está realmente passando pela sua rede (doméstica), não há uma resposta realmente fácil, mas valerá a pena o tempo que você gastou para conhecer a rede. Mesmo que este conhecimento seja usado apenas para os seus próprios fins.
Artigos semelhantes
- O que é uma VPN e porque é que precisamos de uma VPN? Qual é o requisito para criar uma VPN?
- O que é uma VPN? O que faz uma VPN? Porque é que as pessoas usam VPN?
- Como é que perco temporariamente a minha ligação à Internet depois de deixar a minha VPN? Como posso recuperar a Internet sem depender de uma VPN?
- Como fazer o meu VPN funcionar quando estou conectado ao wifi e meu wifi está bloqueando