O que aconteceria se uma estrela de nêutrons se aproximasse de Beltegeuse?
O que aconteceria se uma estrela de neutrões se aproximasse de Beltegeuse?
Se ela só se aproximasse um pouco e continuasse no passado, não muito. O efeito em Betelgeuse seria o mesmo que qualquer outra estrela da mesma massa que passasse.
Se penetrasse no envelope de Betelgeuse, e entrasse numa órbita que periodicamente a reentrava, a órbita poderia decair gradualmente, com a estrela de nêutrons acabando por deslocar o núcleo da estrela. Isto resultaria em um objeto Thorne-Żytkow, e após algum tempo, um buraco negro.
Um objeto Thorne-Żytkow é formado quando uma estrela de nêutrons colide com outra estrela, tipicamente uma gigante vermelha ou supergiante. Os objetos que colidem podem ser simplesmente estrelas errantes. Isto só é provável que ocorra em aglomerados globulares extremamente lotados. Alternativamente, a estrela de nêutrons pode se formar em um sistema binário depois que uma das duas estrelas se torna supernova. Como nenhuma supernova é perfeitamente simétrica, e como a energia de ligação do binário muda com a massa perdida na supernova, a estrela de nêutrons ficará com alguma velocidade em relação à sua órbita original. Este pontapé pode fazer com que sua nova órbita se cruze com a sua companheira, ou, se sua companheira for uma estrela de seqüência principal, ela pode ser engolfada quando sua companheira evoluir para uma gigante vermelha[4]
Após a estrela de nêutrons entrar na gigante vermelha, o arrastamento entre a estrela de nêutrons e as camadas externas e difusas da gigante vermelha faz com que a órbita da estrela binária' a órbita da estrela de nêutrons e o núcleo da gigante vermelha entrem em espiral em direção um ao outro. Dependendo da sua separação inicial, este processo pode levar centenas de anos. Quando os dois finalmente colidem, a estrela de nêutrons e o núcleo da gigante vermelha irão se fundir. Se a sua massa combinada exceder o limite de Tolman-Oppenheimer-Volkoff, então os dois colidirão em um buraco negro.
Outros, uma TZO pode durar até um milhão de anos, com a fusão em uma camada muito fina na superfície da estrela de nêutrons segurando o supergiante o tempo todo.
Artigos semelhantes
- O que aconteceria se você comesse uma colher cheia de estrela de nêutrons?
- Todos os índios estão a dar ao Snapchat uma classificação de uma estrela na Loja do Google Play. Que efeito terá isto?
- O que é uma supernova? Como nasce uma estrela e como ela morre?
- Pode haver uma estrela fora de uma galáxia?