O que significam as cores roxo e preto no radar Doppler para as trovoadas?
Radar funciona enviando um sinal em uma determinada direção e medindo quanto do sinal é refletido de volta para o radar. As cores em um radar representam quanto do sinal retorna, convertido em intensidade de chuva (ou outra precipitação). Diferentes fontes de imagem de radar usam diferentes escalas de cor. Aqui está a da NOAA que mostra cores para diferentes intensidades de chuva em polegadas por hora:
Como você pode ver, o roxo representa a maior intensidade, 16+ polegadas (400+ mm) por hora. NOAA não usa o preto em sua escala. Se um ponto no mapa do radar é preto, nenhuma precipitação está caindo lá.
Obtendo curso, a chuva raramente atinge tais intensidades. A maior precipitação a cair em uma hora é 12″ (300 mm). Mas tem havido relatos de mais de 1″ (25 mm) caindo em um minuto, então intensidades altas são possíveis por breves períodos de tempo.
Ave, que é comum em trovoadas, é extremamente reflexivo, e pode facilmente retornar reflexividades altas, então roxo em um mapa de radar muitas vezes significa que granizo está ocorrendo.
Os pellets de gelo têm maior refletividade do que a chuva, mas menor do que granizo. A neve, por outro lado, reflete muito menos do que a chuva. Assim, em condições de inverno, há muitas vezes uma área mais brilhante onde ocorre precipitação mista, servindo como um sinal de que a chuva está mudando para neve lá ou vice-versa.