Por que um SSD de 128GB é melhor do que um disco rígido de 1TB?
Um SSD é usado não apenas para armazenamento de dados, mas principalmente para velocidades de leitura/gravação que facilitam atividades como inicialização e jogos.
Se você comprar um SSD de 128 GB, é obviamente uma capacidade bastante baixa para algo que atua como sua unidade de armazenamento secundária, mas o que você recebe por essa troca são velocidades IO insanas e todo o resto que mencionei acima. Além disso, o fato de que os SSDs não possuem partes móveis os torna mais duráveis a longo prazo. Conectar um SSD em uma máquina antiga é dito para literalmente dar nova vida a ele em termos de imenso ganho de desempenho.
No entanto, se sua principal preocupação é o armazenamento volumoso de dados, então os SSDs podem não ser o caminho a seguir. Embora os discos rígidos sejam muito mais lentos, eles têm uma capacidade de armazenamento de dados muito maior a uma fração do preço de um SSD. Em teoria, o custo de uma SSD de 128 GB pode ser igual ou talvez um pouco superior ao de um HDD de 1 TB. Agora se você tem esse tipo de dinheiro para gastar em algo como uma SSD de 1 TB, então obviamente vá para a SSD, mas como você mencionou 128 GB, eu consideraria que seu orçamento é limitado, e nesse caso você tem que identificar qual é sua prioridade - grandes quantidades de armazenamento de dados ou operações rápidas de IO.
Para a primeira, vá com o HDD (de preferência um de 7200 rpm, como WD Blue ou WD Black). Se for o último, escolha o SSD (de preferência um SSD NVMe como o Samsung 960 Pro, mas esses são realmente caros, então talvez um SATA III como o Samsung 850 Evo ou algo assim)