Preciso de uma câmara com estabilização da imagem no corpo (IBIS) se estou a tomar principalmente fotografias?
P>Vocês eventualmente vão precisar de algum tipo de estabilização para fotos paradas. Pode ser um tripé, uma lente com estabilização óptica, ou um corpo de câmara com IBIS.
Aqui está uma fotografia que tirei com a minha caneta Olympus F e a lente M.Zuiko 75mm f/1.8. A regra geral para câmeras de 35mm é que você provavelmente será capaz de manter uma câmera estável em uma exposição de [matemática]|frac{1}{comprimento do foco}[/math]. Isso seria 1/75 segundo, neste caso. No entanto, sendo uma câmera "sensor de recorte", a verdadeira regra geral é [matemática] [1] [comprimento de foco] [/math]. Portanto, o limite real, sem qualquer tipo de estabilização, é de aproximadamente 1/150 segundo. Claro, varia por pessoa, por condições, etc.
Mas nenhuma dessas coisas o levaria a esperar essa tacada, que eu segurei a 1,6 segundos.
É isso que o IBIS pode fazer por você. Cabe a você definir sua necessidade, baseado em seu estilo de fotografia.
IBIS é o melhor tipo de estabilização para a maioria das finalidades, os sistemas atuais fornecem 4.5-5.5EVs de estabilização em média, mas como a maioria das coisas, sua quilometragem pode variar. É um pouco menos eficaz em distâncias focais muito longas, mas a maioria dos sistemas IBIS também pode trabalhar em conjunto com lentes estabilizadas opticamente para proporcionar uma estabilização ainda melhor. A estabilização óptica por si só não consegue estabilizar todos os eixos de movimento da sua câmera.
Artigos semelhantes
- Como as fotografias tiradas nos smartphones comercializados como 'telefones com câmara' se comparam com as fotografias tiradas nas DSLRs?
- Qual câmara tem a melhor estabilização de imagem?
- Qual é a diferença entre câmara telefoto e câmara de profundidade como câmara secundária em telemóveis (configuração de câmara dupla)?
- Na sua opinião, qual a importância da estabilização óptica da imagem em uma câmera?