Qual câmara tem a melhor estabilização de imagem?
Any OIS ou IBIS é uma enorme melhoria em relação a nenhuma, mas o que faz melhor para você depende de muitos fatores, incluindo como você pessoalmente segura aquela câmera e lente em particular.
Em janeiro, publiquei um trabalho de pesquisa sobre Caracterização de vibração da câmera na Electronic Imaging que lança sérias dúvidas sobre o mérito das medidas CIPA amplamente publicadas de estabilização de câmera. Primeiro, o padrão atual CIPA para medir a eficácia da vibração da câmera mede apenas a resposta aos movimentos de inclinação e guinada - mas o rolo também é significativo. O OIS (optical image stabilization), como encontrado em muitas lentes, não pode corrigir o rolo, por isso o teste CIPA sobrepõe-se a eles. Da mesma forma, o IBIS (in-body image stabilization) implementado pelo movimento do sensor não recebe crédito pela correção do rolo, o que muitos, mas não todos, fazem. Em segundo lugar, grande parte da vibração da câmera é literalmente causada pela própria câmera (por exemplo, induzida pelo movimento da cortina do obturador) ou piorada pela dificuldade de segurar a câmera imóvel (por exemplo, uma OVF/EVF permite uma escora contra o rosto, o que ajuda muito), e nada disso é levado em conta nas medições CIPA. Na verdade, mesmo a suposição da CIPA de que existe uma forma de onda característica de agitação está errada; a agitação varia muito mesmo para fotos consecutivas tiradas pelo mesmo fotógrafo. O padrão CIPA também não faz um bom trabalho no teste do EIS (estabilização eletrônica da imagem, o que significa usar processamento computacional para desfocar) porque o CIPA mede a nitidez, mas os principais defeitos do EIS são o aumento do ruído da imagem e a nitidez sintetizada que não corresponde ao conteúdo real da cena.
Fundamentalmente, o IBIS tenderá a funcionar melhor em câmeras com sensores menores porque a massa em movimento do sensor é menor e a distância que ele precisa para se mover é menor. Além disso, o IBIS frequentemente se aproxima do passo e do yaw por X e Y deslocamentos, o que é uma aproximação menos boa à medida que os ângulos aumentam (na verdade, "5 eixos" IBIS muitas vezes é apenas 3 eixos de movimento com X, Y computado pela combinação de passo e X, yaw e Y... razão pela qual IBIS + OIS pode fazer melhor do que qualquer um dos dois sozinho).
Então, qual é o "melhor" estabilizado? O verdadeiro vencedor será uma câmera de sensor pequeno com IBIS de 5 eixos ou OIS+IBIS - o que provavelmente significa que um celular ganhará (por exemplo, talvez usando este mecanismo IBIS). No entanto, esses sensores pequenos não podem fornecer a qualidade de imagem de sensores maiores, portanto a melhor estabilização NÃO é a mesma que a melhor qualidade de imagem estabilizada. Pessoalmente, estou bastante satisfeito com as lentes manuais de estabilização IBIS de 3 eixos no meu Sony A7RII de fotograma completo usando a primeira cortina electrónica (EFC, que evita induzir o movimento do obturador) como um "ponto doce" produzindo uma excelente qualidade de imagem estabilizada a um custo modesto; muitas pessoas elogiam o IBIS no Olympus micro quatro terços dos corpos, e parece ser mais eficaz, mas a qualidade de imagem é claramente inferior ao que o A7RII proporciona.
Artigos semelhantes
- Preciso de uma câmara com estabilização da imagem no corpo (IBIS) se estou a tomar principalmente fotografias?
- Qual é a diferença entre câmara telefoto e câmara de profundidade como câmara secundária em telemóveis (configuração de câmara dupla)?
- Quais câmaras digitais têm a melhor estabilização de imagem?
- Na sua opinião, qual a importância da estabilização óptica da imagem em uma câmera?