Como é ser um EMT?
Como é ser um EMT?
Eu trabalhei a tempo inteiro como paramédico durante cerca de 10 anos. Há muitos papéis diferentes que você pode desempenhar no EMS e eu já desempenhei a maioria deles em um momento ou outro: socorrista, helicóptero, ambulância, transporte, stand-by. No meu tempo eu cheguei a algumas conclusões sobre esta profissão bastante estranha.
A maioria das pessoas que levam uma ambulância para o hospital não precisa realmente de uma
Isto é muito difícil de aceitar para as pessoas no EMS, mas é inevitável. As pessoas não são naturalmente treinadas para compreender a gravidade dos problemas que experimentam - especialmente enquanto isso está acontecendo. Por isso é comum as pessoas pensarem que estão tendo problemas sérios quando não estão. A maioria dos pacientes pode ser transportada para o hospital com segurança por outros meios: táxi, condução. Um número razoável de pacientes não "requer" uma visita ao hospital, mas esta não é uma decisão sua. Aqueles que querem ir, vão.
>p>Muitas pessoas no EMS esperam secretamente que respondam a um grande desastre no qual podem salvar muitas vidas. É pouco provável que isso aconteça.Você pode ter uma carreira completa no EMS (20 anos, digamos) e nunca responder a um desastre (ou Incidente de Acidente Múltiplo). Os verdadeiros ICM's são extremamente raros. Se um ocorrer, você pode muito bem estar fora de serviço ou de férias ou 'preso' em outra chamada. O outro problema com desastres é que, mesmo que você esteja de serviço e no lugar certo quando isso acontece, quase todos tendem a estar vivos e bem (WTC 1993) ou quase todos estão mortos (WTC 2001). Há pouco meio-termo.
A maioria das pessoas não entende o que você faz para viver.
A maioria das pessoas percebe paramédicos e paramédicos em um dos dois campos: a) você é um médico que está usando um uniforme ou b) você dirige uma van com pessoas doentes nas costas. Esta última percepção é muito mais comum. Nenhuma das duas é verdade. Um paramédico é certificado (não licenciado) para exercer medicina sob a licença de um médico, quando afiliado a um serviço de ambulância, e opera dentro de um conjunto de protocolos. Todos estes critérios devem ser cumpridos para que você possa prestar cuidados às pessoas.
Trabalhar no EMS por muito tempo permite desenvolver instintos apurados.
As pessoas temperadas no EMS agregam uma enorme quantidade de conhecimento médico e instintos muito poderosos. Pessoas experientes têm uma noção da gravidade de uma chamada em poucos segundos. É literalmente uma sensação instintiva que se torna cada vez mais refinada e precisa quanto mais tempo você o faz. Tenho a certeza que o mesmo se aplica a outras pessoas na área da saúde. Às vezes você pode olhar para uma pessoa e concluir com precisão: Não sei o que se passa contigo, não sei o que causou isto, e não consigo explicar, mas vais morrer. Eu acho que isso se deve ao fato de que as pessoas no EMS têm menos instrumentos e ferramentas de diagnóstico para que se acostumem a avaliar as pessoas apenas pelo que elas vêem. Não há exames de sangue para esperar, não há tomografias para consultar, apenas um sentimento de que algo está terrivelmente errado.
Perguntam-lhe muitas vezes, "qual é a pior coisa que já viu?"
Penso que o que as pessoas querem dizer com esta pergunta é, "que tipo de trauma desfigurante já viu e pode explicar-me?" Mas as coisas que são perturbadoras de se ver são muito difíceis de explicar. Às vezes acho que a maneira ideal de responder a esta pergunta seria tirar fotos de traumas bizarros. A verdadeira resposta a esta pergunta não é nada satisfatória. A verdadeira resposta a esta pergunta é provavelmente muito pessoal e dolorosa. A melhor resposta a esta pergunta é: "você não quer saber"
Ser um paramédico é como andar de montanha russa, mas não pela razão que você pensaria.
Quando uma montanha russa começa, há a lenta e clanking subindo a enorme colina. Isso cria suspense e medo porque você fica com medo do que está por vir - a queda, o passeio. Eu tenho uma teoria que, se, no final desta subida, a montanha russa pudesse parar e permitir que as pessoas saíssem em segurança, muitos o fariam. Às vezes é assim na parte de trás de uma ambulância. Treina-se para tratar pessoas gravemente doentes e, de certa forma, espera-se que se tenha a oportunidade de o fazer. Mas quando o momento chegar e se você estiver no comando e for muito sério - você pode muito bem se encontrar querendo pular de navio. Você pensa - "você sabe, se outra pessoa entrasse no meu lugar agora, e eu pudesse simplesmente ir para casa, eu realmente apreciaria isso". Claro, sair de uma ambulância em movimento é uma má ideia tanto para si como para o seu doente. Mas o pensamento passa pela sua cabeça.
Como foi dito noutros lugares em Quora, a estupidez e o álcool parecem tomar muito do seu tempo.
Odeio pensar nas pessoas como estúpidas, mas pode ser difícil chegar a outras conclusões. Um exemplo rápido: chuva + motocicleta + sem capacete + 120mph + wheelie = estúpido. Este tipo de situações não são raras como você pensaria. Você chega ao local de um trauma e a pergunta "que diabos você estava fazendo em cima de uma chaminé em primeiro lugar?" não pode nem entrar na sua mente. Não é o teu trabalho julgar, é o teu trabalho tratar.
O álcool pode fazer de todos nós parvos mas faz um trabalho melhor em algumas pessoas. Algumas pessoas metabolizam o álcool de forma diferente, por exemplo. Mas, para todos, isso pode causar mau julgamento. No EMS, você vê o que isso significa.
So?
P>Eu posso parecer um pouco cansado sobre o EMS, mas há exceções que esmagam a regra.
Salvar alguém é um dos maiores sentimentos do mundo. Mas você pode não estar salvando uma vida. As pessoas podem ser 'salvas' de muitas maneiras diferentes (fora da religião). No EMS, há tantas coisas que você pode estar onde você é um salvador de outra pessoa. Você é a calma no meio de uma tempestade. Você é o racional em circunstâncias irracionais. Você é o conhecedor quando pouco se sabe. Você é o que escuta quando o resto do mundo é surdo. Você sabe o que está errado quando os outros não sabem o que fazer. Você é o que está de luto quando não há mais ninguém que se importe. Ou você está disposto a ser honesto quando os outros contornam a verdade. Estes são sentimentos fantásticos, circunstâncias incríveis. Se eles fazem tudo valer a pena depende da pessoa, e do dia. Mas é uma profissão honrosa. E estou orgulhoso do tempo que passei no EMS.
Artigos semelhantes
- Como saber se o seu telemóvel está a ser posto sob escuta pela polícia? Como saber se há câmaras no seu lugar, ou se está a ser vigiado
- Há alguma forma de viajar no tempo antes da máquina ser ligada? Posso passar pela máquina a ser ligada? Como?
- Um código WhatsApp QR pode ser enviado como captura de ecrã e ser digitalizado para um computador portátil?
- Como voltar a ser quem eu costumava ser, a menina que passava a noite toda acordada a ler debaixo das cobertas com uma lanterna