Onde está o modo seguro no Linux?
Em sistemas baseados no RedHat com GRUB, carregando em qualquer tecla durante o boot, você pode obter um menu GRUB mostrando as opções de boot disponíveis (tipicamente inicialize o último kernel, ou o último antes da atualização). Anexando um número de nível de execução, você pode obter algo aproximado do "modo seguro". Normal é 5 com gráficos X11, 3 é multiusuário com um console de linha de comando, 2 é o mesmo sem NFS (sistema de arquivos em rede), e 1 é usuário único. Assim, ao selecionar algo diferente de 5, você terá evitado qualquer problema com o GUI ou driver gráfico.
Se ao invés de um número você adicionar "init=/bin/sh", você irá imediatamente pular para um prompt de shell de usuário único. Isto significa que não há rede (sem drivers de rede carregados), e praticamente todas as outras tarefas de inicialização são contornadas - nenhum serviço é iniciado, nenhum disco extra é montado. Você pode então corrigir problemas como senhas de root esquecidas, opções de montagem automática quebradas, ou executar verificações de disco. O disco do sistema é montado somente para leitura, então se você precisar escrever nele, você tem que montá-lo novamente para leitura-escrita.
Se você iniciar o X11 a partir do nível de execução 3, você pode opcionalmente escolher um driver de dispositivo diferente, como o driver VESA básico ao invés de um driver nVidia.
Artigos semelhantes
- Nos smartphones Android, o que é o modo seguro & Como entro no modo seguro?
- Onde está localizado o Vim no Ubuntu Linux e como ele está instalado?
- Os funcionários da Microsoft usam Linux? O que pode o Linux fazer que o Windows não possa?
- Qual é a diferença entre 'Android', 'Embedded Linux', e 'Vanilla Linux kernel'?