O que pode acontecer ao seu celular, laptop ou outros eletrônicos, se você continuar cobrando demais?
Estes aparelhos contêm circuitos internos de carga que regulam a carga das baterias. Se você deixar o carregador conectado ao seu telefone celular ou laptop indefinidamente, o circuito interno de carga evita a sobrecarga da bateria.
Meus laptops estão permanentemente conectados à energia quando eles não estão em uso móvel. O circuito interno evita que a bateria esteja sobrecarregada e, no meu caso, as baterias estão em pé como substitutos das Fontes de Alimentação Ininterrupta.
Se você olhar atentamente para os conectores de uma bateria de um laptop moderno, há vários pinos, porque o circuito de carga está monitorando cada uma das células individuais que compõem a bateria inteira. Se uma célula se avariar, o circuito de carga irá desligar-se e o seu sistema operativo deverá informá-lo que a bateria está agora defeituosa.
No caso de um telefone, que funciona com uma única célula, a única monitorização que normalmente é necessária é a temperatura. Se o lítio ficar muito quente, ele falha mais rápido e, se a célula entrar em funcionamento térmico, o carregador irá desligar totalmente.
Quando tudo estiver funcionando corretamente, você não pode sobrecarregar a bateria.
Se você entrar no mundo da experimentação com equipamentos não conformes, como tentar carregar uma bateria de telefone com um carregador de bateria de carro*, então você corre o risco de destruir a bateria e potencialmente iniciar um incêndio.
* Quero dizer um carregador para baterias de carro, não um carregador de dispositivo que se conecta através do acendedor de cigarros.
Artigos semelhantes
- É tarde demais para mudar o seu curso universitário no seu primeiro ano?
- O que pode acontecer se você usar o seu Chromebook após o fim da sua política de fim de vida?
- A MCU está a ficar grande demais para o seu próprio bem?
- Devo escolher 'force stop' em vez de 'uninstall' se um aplicativo continuar reinstalando sozinho no meu celular Android?