Qual é a melhor tecnologia de visualização de telemóveis?
Bem, realmente depende do que você quer dizer com "melhor"... Cada um tem as suas próprias vantagens e desvantagens. Aqui está uma breve descrição dos diferentes tipos de display que temos hoje no mercado:First, o veterano - o LCD, que significa Liquid Crystal Display. Os LCDs são construídos a partir de uma primeira camada de luz brilhante, que é o tamanho de todo o ecrã. Além disso, você terá uma camada de cristais. A primeira camada brilha uma luz forte ao longo de todo o ecrã. Depois, cada cristal ou deixa a luz passar por ele ou bloqueia-o. As principais vantagens dos monitores LCD são o custo de produção - que é baixo; e a durabilidade - que é alta. Os lados para baixo são menos eficientes porque a primeira camada está SEMPRE ligada, não importa o que você esteja observando. É por isso que os LCDs são conhecidos por produzir pretos menos precisos, porque o preto mais preciso é 100% escuro, que nunca se pode alcançar com os LCDs.
P>Próximo são os visores OLED. Para o bem deste vídeo, quando eu digo OLEDs eu também incluo AMOLEDs, uma vez que eles são um tipo de OLED. A forma como eles funcionam é muito diferente dos LCDs, pois são compostos por milhões de LEDs microscópicos, que podem ser acendidos individualmente cada um. Um LED para cada pixel. Isto dá-lhe algumas vantagens em relação ao LCD. A primeira é a qualidade visual do visor, porque o contraste e a precisão das cores podem ser controlados com muito mais precisão quando se acende cada pixel separadamente.
Outra vantagem é o baixo consumo de energia, uma vez que apenas os LEDs necessários são ligados conforme necessário. Assim, cada pixel preto é, na verdade, um LED desligado. É por isso que você verá muitas sugestões para usar um papel de parede preto para economizar a vida útil da bateria em telefones baseados em OLED. Isto não faria qualquer diferença num telefone com um ecrã LCD.
Por último, é também muito mais fino e mais flexível do que os LCD, que é o que permite que os telefones sejam mais finos, tenham extremidades curvas e até dobram ao meio.
No lado oposto, os OLEDs são muito mais caros e complicados de produzir.
Segundo, eles têm uma vida útil curta que pode incluir burn-ins, que ocorrem quando um conjunto de LEDs é ligado muito mais frequentemente e/ou por um período de tempo mais longo do que aqueles ao seu redor. Isso faz com que eles se degradem mais rapidamente e, portanto, sua luz se torna menos potente que os demais, o que faz parecer que há uma impressão na tela. MAS, é bastante raro e é mais comum quando você usa excessivamente a tela no brilho máximo.
Então você tem seus Super LCDs e Super AMOLEDs, que são os mesmos que seus equivalentes não-Super, exceto que sua camada superior também funciona como um sensor de toque. Isto permite que o telefone seja ainda mais fino porque já não requer uma camada adicional de sensores de toque.
Retina é a marca que a Apple utiliza para os seus ecrãs. Assim, Liquid Retina normalmente refere-se aos seus LCDs e Super Retina aos seus OLEDs. Dynamic AMOLED é o nome da marca Samsung para Super AMOLEDs.
O que é adicionado após qualquer um destes termos é normalmente apenas uma forma de comercializar algumas outras características do ecrã, como melhor precisão de cor ou brilho, ou para as marcas se diferenciarem.
Este e outras especificações importantes de smartphones são abordadas neste vídeo:
Artigos semelhantes
- Qual é a melhor tecnologia em TV DLED ou ELED? A melhor tecnologia em TV DLED ou ELED é a melhor tecnologia em TV DLED ou ELED?
- Que tecnologia de visualização funciona por detrás da verdadeira funcionalidade de tons da tela do iPhone 11 e do suporte a cores amplas?
- Qual é o melhor fone de ouvido VR para uma inicialização de visualização arquitetônica?
- Certos programas de visualização de imagens para PC ou Android mostram imagens em melhor qualidade?