Como se cria um serviço de streaming como Netflix, Hulu e Amazon Prime?
Sem você ser uma corporação muito grande, a resposta correta em 2020 é "você não".
As coisas que você teria que fazer:
P>Primeiro, arrecadar muito dinheiro. A menos que você seja rico independentemente ou administre uma empresa que queira fazer uma mudança arriscada para um mercado lotado, você vai ter que convencer muitos investidores de que seu novo serviço tem alguma vantagem única que vai convencer as pessoas a se inscreverem.
O vídeo em fluxo contínuo usa muito armazenamento, muita largura de banda de internet e muita capacidade de servidor. Se quiser suportar muitos espectadores não poderá alojar tudo sozinho; provavelmente irá utilizar o serviço de cloud service, e também terá de fazer negócios com uma das maiores redes de distribuição de conteúdos, como a Akamai. Servir os seus conteúdos a partir de múltiplas localizações que estão perto dos seus clientes é essencial para lidar com a enorme quantidade de dados utilizados pelo streaming de vídeo. As suas contas não serão pequenas.
segundo, negocie os direitos para que os conteúdos sejam streaming ou crie-os você mesmo. Nenhuma dessas coisas será barata, uma vez que você estará competindo com os serviços que você nomeou juntamente com outros serviços atuais e futuros. Esse conteúdo provavelmente não chegará na forma que seu software de streaming precisa, então você terá que gastar tempo e recursos de computador para prepará-lo.
Terceiro, você terá que montar uma equipe para fazer tudo funcionar. Alguém precisa de escrever o código da interface do utilizador, implementar os servidores de streaming, tratar do serviço ao cliente e facturação, e todos os outros detalhes da execução do negócio. Conseguir as pessoas que você precisa não será fácil porque você está mais uma vez competindo com todas essas grandes empresas de streaming para pessoas com essa experiência.
Fourth, você terá que promover o seu serviço para que alguém realmente subscreva. A maioria das pessoas já está satisfeita com os serviços existentes, e o streaming já não é a próxima novidade para que você não tenha muita cobertura jornalística. Você vai ter que gastar dinheiro e/ou tempo para que as pessoas saibam que você está lá fora e dar-lhes uma razão para subscrever o seu serviço.
Até este ponto você provavelmente já mastigou centenas de milhões de dólares, talvez bilhões, e você ainda não tem nenhum dinheiro entrando. Espero que você tenha bolsos fundos. As empresas que estão lançando novos serviços em 2020, AT&T WarnerMedia (HBO Max) e Comcast NBCUniversal (Peacock), têm esses bolsos fundos e já possuem grandes quantidades de conteúdo.
Quer entrar em um nicho de mercado? As barras são um pouco mais baixas, mas você ainda vai precisar de muito dinheiro e recursos. Você também pode ainda estar enfrentando empresas de mídia bem financiadas. Por exemplo, quer transmitir anime? Os seus concorrentes serão Crunchyroll (propriedade da AT&T WarnerMedia) e Funimation (95% propriedade da Sony). Filmes de Bollywood? Você vai competir com Hotstar (de propriedade da Disney). Talvez você consiga fazer um pouco melhor com filmes de Natal idiota; aí a sua principal competição é Hallmark. (Eles são privados, por isso o limite de mercado não se aplica, mas a empresa tinha 4 bilhões de dólares em receitas em 2016. Em 2014, $415 milhões de dólares da sua receita vieram da mídia; esse número certamente aumentou desde então, mas os números são difíceis de encontrar porque são privados.)
Even Disney, uma das empresas mais ricas do mundo (atual capitalização de mercado em torno de $240 bilhões, apenas cerca de um quarto da capitalização de mercado das grandes empresas de tecnologia, mas não a mudança de capital), não conseguiu acertar tudo na data de lançamento da Disney+. Muitas pessoas tiveram problemas com a inscrição e com assistir a shows. Você não terá 10 milhões de assinantes no seu primeiro dia (você não tem sua biblioteca ou brand equity), então seus problemas não estarão na mesma escala, mas você os terá.
Artigos semelhantes
- A Amazon vai adquirir a Disney? Parece-me um bom ajuste. A Disney cria conteúdo e o vídeo da Amazon Prime distribui-os.
- Por que Netflix, Hulu, ou qualquer serviço de streaming não tem todos os programas e filmes disponíveis para streaming?
- Porque é que a Netflix tem tido mais sucesso do que a Hulu, apesar da opção de streaming da Netflix vir depois da Hulu?
- Qual é o futuro dos serviços de streaming online como Netflix, Amazon Prime, Hulu, etc?