Quão eficaz é a Bíblia como instrumento de aprendizagem de línguas?
Eu penso que como uma pura ferramenta de aprendizagem de línguas, a Bíblia pode ser bastante eficaz. Eu sou cristão, mas acho que se você ignorar os aspectos religiosos e apenas os considerar como mitologia, como qualquer outra mitologia com a qual não crentes não são obrigados a concordar ou discordar (ou seja, se você é apenas um ateu normal e não um antiteísta e bigot com um ódio particular ao cristianismo e ao judaísmo) então a Bíblia é uma boa fonte de material de leitura.
Para a maioria da história humana, mesmo antes da Bíblia ter sido escrita, as pessoas aprenderam a ler e escrever usando textos religiosos. De fato, no passado histórico, havia certos pontos em que somente a elite religiosa podia ler e a palavra escrita era criada para registrar mitologia, ou seja, histórias religiosas. Então a Bíblia, como a maioria dos outros textos religiosos, tem uma longa história como uma ferramenta educacional.
Even na história mais recente, por exemplo, nos últimos 200 anos muitas pessoas no Ocidente só se tornaram alfabetizadas graças à leitura da Bíblia e a KJV da Bíblia teve, na verdade, um efeito profundo na língua inglesa. Muitas frases e citações comuns em inglês ainda hoje utilizadas podem ser rastreadas até aquela versão particular da Bíblia. King James Bible
Uma das coisas que eu, como cristão, acho um pouco irritante sobre a Bíblia, mas que pode ser útil quando se aprende uma língua é o quão repetitiva ela pode ser. Isto pode ser positivo quando se aprende uma língua porque ajuda a aprender vocabulário, mas não é necessariamente divertido.
Tambem há muitas bíblias bilíngües com textos paralelos, por exemplo, algumas bíblias vêm em inglês com latim eclesiástico paralelo. Se você está familiarizado com materiais de aprendizagem de línguas, isto é bastante comum em livros não religiosos.
Outro aspecto que faz da Bíblia uma ferramenta útil de aprendizagem de línguas é que existem tantos aplicativos e websites gratuitos a partir dos quais ela pode ser acessada e muitos desses aplicativos incluem leituras das passagens em várias línguas diferentes. Isto pode, portanto, fornecer os exercícios de escuta que são essenciais para aprender uma língua.
Por último (para manter este comentário curto), como você sem dúvida notou ao passar mais de meio segundo online e fez esta pergunta, não faltam pessoas dispostas a discutir os prós e os contras da bíblia para que você tenha a chance de praticar sua escrita e falar da língua escolhida.
Só lembrar que se você escolheu ler a bíblia você não precisa gostar dela e também não precisa não gostar dela. Não há problema em usá-la apenas como o que é. Um livro com muitas traduções em muitas línguas diferentes e muitos outros recursos úteis. Não deixe ninguém doutriná-lo de uma forma ou de outra.
Artigos semelhantes
- Quão eficaz é a aplicação da Bíblia de Youversion como uma ferramenta complementar de aprendizagem de línguas?
- Eu não sei tocar nenhum instrumento musical, mas quero aprender um. Qual instrumento musical será o mais fácil de aprender?
- Quão eficaz é o Duolingo na aprendizagem de uma língua?
- Qual é a diferença entre a aprendizagem supervisionada e a aprendizagem de reforço?