Podemos aumentar o nosso QI, resolvendo puzzles, memorizando, etc.?
Acho que se pode melhorar a memorização praticando e aprendendo boas técnicas de memória. Pode não aumentar o seu QI, mas pode ser muito útil na sua vida profissional e privada.
Eu também acho que estará melhor equipado para resolver problemas e resolver situações complexas se treinar a sua capacidade para o fazer. Não sei se isso vai aparecer num teste de QI, mas o que conta não são os resultados dos testes, mas a sua capacidade real de alcançar resultados na vida real, certo?
Apenas quando exercita o seu corpo, há três aspectos importantes quando exercita o seu cérebro. A) habilidades ou técnicas concretas que são úteis em si mesmas, B) habilidades ou técnicas que lhe ensinam um padrão que é útil em contextos completamente diferentes, e C) práticas que são principalmente exercício puro para o seu cérebro. O mesmo exercício pode ser A, B ou C, dependendo do que você vai acabar fazendo na sua vida.
Se você for esperto o suficiente para perceber isso, talvez não quando você aprender essas coisas, mas quando você estiver em uma situação em que você precisa das coisas que você aprendeu (principalmente o caso B); estudar disciplinas que são intelectualmente desafiadoras certamente irá ajudá-lo. Mas não tenho certeza se a melhor maneira de fazer isso é resolver enigmas abstratos. Eu recebi a maior parte do meu treinamento cerebral dos meus estudos M Sc E E na universidade, particularmente das aulas de matemática dura. Puros quebra-cabeças cerebrais são apenas coisas do caso C, e os casos A e B são muito valiosos.
Como engenheiro, trabalhando com software nas últimas duas décadas, encontrei muito trabalho desafiador, e também fiz vários cursos on-line para me desafiar e aprender coisas novas.
As coisas que aprendi na aula de medições elétricas na universidade foram muito úteis quando ajudei minha esposa em suas pesquisas médicas sobre diabetes. Quando eu trabalhei com desenvolvimento organizacional para equipes de engenharia, meu conhecimento tanto em design de hardware quanto de software foi muito útil. Muitas coisas que são verdadeiras para transistores ou módulos de software também são verdadeiras para engenheiros ou equipes. Pelo menos no que diz respeito a fazê-los trabalhar efetivamente juntos.
Tenho certeza que somos mais ou menos capazes de entender quando algo que aprendemos em um contexto é aplicável em outro contexto, e em entender quando as coisas são diferentes e analógicas são na verdade enganosas ao invés de úteis, mas tenho certeza de que ficamos melhores nessas coisas se praticarmos do que se não....