Qual é a melhor impressora para fazer dinheiro falso?
Em 3 de junho de 2017, agentes do FBI chegaram à casa do contratante do governo Realityp>P>BE AWARE THERE TRACKING ON COPY MACHINES!!!p>Leigh Winner em Augusta, Geórgia. Eles tinham passado os últimos dois dias investigando um documento confidencial ultra-secreto que supostamente tinha sido divulgado à imprensa. A fim de rastrear o Winner, os agentes alegam ter estudado cuidadosamente cópias do documento fornecido pelo site de notícias on-line The Intercept e notaram vincos sugerindo que as páginas tinham sido impressas e "levadas à mão de um espaço seguro".Em uma declaração juramentada, o FBI alega que o Winner admitiu ter impresso o relatório da Agência Nacional de Segurança (NSA) e o enviado para The Intercept. Pouco depois da publicação de uma história sobre o vazamento, as acusações contra o Winner foram tornadas públicas.
Muitas impressoras a cores acrescentam os pontos aos documentos sem que as pessoas saibam que eles estão lá
>p>Naquele momento, os especialistas começaram a olhar mais de perto o documento, agora disponível ao público na web. Descobriram outra coisa de interesse: pontos amarelos em um padrão aproximadamente retangular, repetido ao longo da página. Eles eram pouco visíveis a olho nu, mas formavam um desenho codificado. Após alguma análise rápida, eles pareceram revelar a data e hora exatas em que as páginas em questão foram impressas: 06:20 do dia 9 de maio de 2017 - pelo menos, é provável que esta seja a hora no relógio interno da impressora naquele momento. Os pontos também codificam um número de série para a impressora.Estes "micropontos" são bem conhecidos dos pesquisadores de segurança e dos defensores das liberdades civis. Muitas impressoras a cores adicionam-nos a documentos sem que as pessoas saibam que estão lá.
Dots de uma impressora HP Laserjet, iluminada com luz azul (Crédito: Florian Heise/Wikipedia)
Neste caso, o FBI não disse publicamente que estes micropontos foram usados para ajudar a identificar o suspeito, e o bureau recusou-se a comentar este artigo. O Departamento de Justiça dos EUA, que publicou notícias sobre as acusações contra Winner, também se recusou a fornecer mais esclarecimentos.
Em uma declaração, The Intercept disse: "Winner enfrenta alegações que não foram provadas. O mesmo é verdade para as alegações do FBI sobre como chegou a prender o Winner"
Mas a presença de micropontos no que agora é um documento de alto perfil (contra a vontade da NSA) despertou grande interesse.
Com base em suas posições quando plotados contra uma grade, eles denotam horas, minutos, datas e números específicos
"Ampliando o documento, eles eram bastante óbvios", diz Ted Han na plataforma de catalogação Document Cloud, que foi um dos primeiros a notá-los. "É interessante e notável que este material anda por aí"
Outro observador foi o pesquisador de segurança Rob Graham, que publicou um post no blog explicando como identificar e decodificar os pontos. Com base em suas posições quando plotados contra uma grade, eles denotam horas, minutos, datas e números específicos. Vários especialistas em segurança que decodificaram os pontos vieram com a mesma hora e data de impressão.
Microdots existem há muitos anos. A Electronic Frontier Foundation (EFF) mantém uma lista de impressoras a cores conhecidas por utilizá-las. As imagens abaixo, capturadas pela EFF, demonstram como descodificá-las:
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre uma impressora a jacto de tinta e uma impressora de sublimação?
- O que acontece quando se deposita dinheiro falso na máquina ATM?
- Como mudar o meu número de telefone para um número falso ao fazer uma chamada
- Posso usar o meu hotspot AT&T para trabalhar em rede com a minha impressora mesmo que eu esteja em algum lugar sem sinal?